Notícias

Sony anuncia o Next Generation Portable, sucessor do PSP

Imagem do novo portátil da Sony

Finalmente acabou o mistério sobre o “PSP2”, o sucessor do console portátil da Sony lançado em 2005. E como era de se esperar, ele virá cheio de novidades.

Imagem do novo portátil da Sony
Este é o tão esperado "PSP2"

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (27), durante o evento Playstation Meeting 2011, em Tóquio, no Japão. O aparelho recebeu o nome provisório de “Next Generation Portable” (que eu achei bem feinho e muito genérico hehe).

As novidades em relação ao antigo PSP são grandes. O NGP virá com uma tela sensível ao toque de 5′, em OLED – diodos orgânicos emissores de luz -, com capacidade gráfica próxima ao PS3. Também terá câmera frontal e traseira, touchpad traseiro, duas alavancas analógicas, sensores SIXAXIS, conexão 3G e Wi-fi.

Outra imagem do NGP
Novo portátil tem capacidade gráfica próxima ao PS3

A conexão com a internet é uma das grandes apostas do portátil. O jogador poderá receber notificações da Playstation Network e se conectar a uma rede chamada LiveArea, para participar de partidas online. Segundo a Sony, este é o primeiro videogame portátil a se conectar às redes de celular. O NGP também contará com um sistema de premiação de conquistas (os chamados “Troféus”) semelhantes ao do PS3.

A mídia utilizada não será mais o já falecido UMD, mas um novo tipo de mídia de armazenamento chamado “New Game Media” (nome também provisório). Trata-se de um pequeno cartão de memória flash exclusivo para armazenar os games do NGP. Além disso, o aparelho também terá memória de armazenamento interna, para guardar os saves, downloads e os próprios games. Porém, o tamanho ainda não foi revelado.

Agora com tela maior e mais 'bonita'
Destaque para a tela de OLED sensível ao toque

Por falar em games, espera-se que o novo console portátil aproveite bem a capacidade da tela de 5′  de OLED, com resolução de 960 por 544 pixels. Estão previstas versões de grandes jogos do PS3 como “Uncharted”, “Kilzone”, “Metal Gear Solid 4” e “Lost Planet 2”, além de títulos exclusivos para o NGP. O console ainda terá retrocompatibilidade com os jogos de PSP, porém apenas com as versões vendidas por download.

Apesar do design ser parecido com o do antigo console portátil, a Sony faz questão de não associar o novo aparelho ao velho PSP. Um dos motivos pode ser o fraco desempenho comercial do antigo console. Abaixo, seguem as especificações completas do NGP (retiradas do Kotaku.com):

  • CPU: ARM® Cortex™-A9 core (4 core)
  • GPU: SGX543MP4+
  • External Dimensions: Approx. 182.0 x 18.6 x 83.5mm (width x height x depth) (tentative, excludes largest projection)
  • Rear touch pad: Multi touch pad (capacitive type)
  • Cameras: Front camera, Rear camera
  • Sound: Built-in stereo speakers, Built-in microphone
  • Sensors: Six-axis motion sensing system (three-axis gyroscope, three-axis accelerometer), Three-axis electronic compass
  • Location: Built-in GPS, Wi-Fi location service support
  • Keys / Switches: PS button, Power button, Directional buttons (Up/Down/Right/Left), Action buttons (Triangle, Circle, Cross, Square), Shoulder buttons (Right/Left), Right stick, Left stick, START button, SELECT button, Volume buttons
  • Wireless communications: Mobile network connectivity (3G), IEEE 802.11b/g/n (n = 1×1)(Wi-Fi) (Infrastructure mode/Ad-hoc mode), Bluetooth® 2.1+EDR (A2DP/AVRCP/HSP)

A empresa deve revelar mais detalhes oficiais sobre o Next Generation Portable nos próximos meses.

Você também vai gostar

Leia também!