Famoso no universo Linux e cotado para substituir o Rhythmbox no Ubuntu 11.04 (Natty Narwhal), o Banshee acaba de ganhar sua segunda versão estável. O download já está disponível no site oficial do projeto para Linux e Windows — usuários de Mac OS X terão que esperar mais alguns dias.

De acordo com o anúncio de lançamento, o Banshee 2.0 é resultado de seis meses de trabalho duro de 36 desenvolvedores, dezenas de tradutores, dentre outros colaboradores. A segunda versão vem para suceder o Banshee 1.8.
As novidades da nova versão são: ações de músicas disponíveis para artistas e álbuns; possibilidade executar próxima música, álbum ou artista em uma lista de reprodução; várias melhorias na interface do usuário; compatibilidade com o One Music Store e novo menu de som do Ubuntu; e suporte a legendas de arquivos externos.
No Ubuntu, para instalar a última versão do Banshee, basta entrar com os comandos no Terminal:
sudo apt-add-repository ppa:banshee-team/banshee-daily
sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade
Se você gosta de aventuras, também está disponível em caráter experimental (alpha) a versão oficial do Banshee 2.0 para Windows. Neste caso, a instalação segue o padrão de outros aplicativos para o sistema — avançar algumas vezes e concluir.
Via: OMG! Ubuntu!.