Notícias

Baixe agora: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal

Arte do CD

Arte do CDCumprindo o cronograma, a Canonical liberou há pouco a versão final do Ubuntu 11.04, também conhecido como Natty Narwhal. O sistema está ainda mais maduro, ganhou um visual completamente renovado e traz mudanças importantes para o futuro da distribuição Linux mais popular do planeta.

A aposta da empresa africana para Natty Narwhal é no Unity como interface gráfica padrão. Lançado em outubro passado com o finado Ubuntu Netbook Edition, o Unity é um novo ambiente desenvolvido pela Canonical e otimizado para telas pequenas. A interface recebeu alguns ajustes, ganhou novos recursos e foi “promovida” a edição principal do sistema, para desktops.

Outras mudanças são: Firefox 4 como navegador padrão; Linux Kernel versão 2.6.38; X.Org 7.5; novo menu de som, com informações sobre a música que está tocando e integração com os principais players; LibreOffice 3.3.2 como suite padrão; Banshee 2.0; assistente de instalação ainda mais simples; uma edição a menos; e nada de CDs gratuitos.

Quer um CD? Compra!
Quer um CD? Compra!

Uma novidade interessante e que merece destaque é a possibilidade de testar programas sem a necessidade de instalá-los no computador. Para isso, basta acessar a Central de Software do Ubuntu e clicar no botão “test drive” para que o aplicativo seja aberto na tela da sua máquina. O programa, na verdade, é executado em um servidor remoto, e para que o recurso funcione de forma satisfatória é indispensável uma boa conexão com a Internet.

Se o Ubuntu é o seu sistema principal, recomendamos que você atualize agora mesmo para a última versão estável. Para isso, simplesmente entre com o comando “sudo update-manager -d” (sem aspas). Caso queira testar as novidades do Ubuntu 11.04, o sistema pode ser baixado gratuitamente no site da Canonical, via torrent ou HTTP, em versões para desktop e servidor.

Tags: Linux

Você também vai gostar

Leia também!