Dicas e tutoriais

Como abrir a gaveta do drive óptico que não quer ejetar

O orifício no drive é semelhante ao visto ali, próximo de "DVD".

Enquanto estamos em frente ao computador, qualquer coisa pode acontecer: o sistema operacional pode tirar onda com a sua cara, a energia pode cair subitamente e fazer você perder aquele documento de 20 páginas que você escreveu e outras coisas piores. Um problema muito comum é quando o botão de ejetar do drive óptico para de funcionar.

Quando você precisa inserir ou retirar um disco do drive e você percebe que a bandeja não quer abrir, não se preocupe, há mais maneiras de fazer com que ela seja ejetada na unha.

1. Faça o Windows enviar um comando para abrir a gaveta

Ejetando um drive óptico no Windows 7.
Ejetando um drive óptico no Windows 7.

Se o botão do drive realmente parou de funcionar, esta dica provavelmente funcionará. No Windows Explorer, abra o Computador, clique na unidade do drive e, na barra de ferramentas, clique em Ejetar (Você pode fazer isso também clicando com o botão de contexto do mouse no drive).

2. Abra a gaveta manualmente

Se o seu drive possui um pequeno orifício próximo do botão de ejetar, você pode, com um objeto fino e pontiagudo, ajudar a fazer com que a gaveta seja colocada para fora mecanicamente, possibilitando a retirada do disco.

O orifício no drive é semelhante ao visto ali, próximo de "DVD".
O orifício no drive é semelhante ao visto ali, próximo de "DVD".

Procure o orifício abaixo da gaveta e próximo do botão de ejetar (não confunda com a luz de atividade do drive) e coloque um clipe de papel ou palito de dentes para que o drive ótico saia aos poucos. Depois, puxe-o com a mão até que ele saia completamente.

Essa segunda dica não é recomendada para ser usada com frequência, pois ela pode prejudicar a sua unidade óptica se forçada muitas vezes. Use-a apenas em casos onde realmente é necessário retirar um disco que esteja preso lá.

Assim, você poderá salvar aquele CD com todas as suas fotos comprometedoras dos olhos de outros curiosos que vasculham seu computador. :P

Tags: Hardware, Windows

Você também vai gostar

Leia também!