Notícias

IFA 2011: Samsung apresenta desde smartphones até câmeras fotográficas na feira alemã

Enquanto aqui o pessoal comemorava o grito “Independência ou morte!” dado por Dom Pedro I séculos atrás, lá na Alemanha estava acontecendo algo mais importante. O encerramento da IFA 2011, principal feira de tecnologia da Europa. Em 6 dias, uma inundação de produtos foram apresentados, alguns boas surpresas, outros sem comentários. Já mostramos aqui neste post os principais produtos revelados pela japonesa Sony.

Hoje, vamos fazer um breve overview sobre os produtos que carregam a marca Samsung no peito. A empresa promete despontar no mundo da tecnologia, devido à qualidade de seus equipamentos e à variedade deles também. A companhia mostrou desde televisores até câmeras fotográficas, uma variedade que agrada tanto à gregos quanto à troianos. Enfim, vamos deixar de blá blá blá e ir direto ao que interessa.

Smartphones

No campo dos telefones inteligentes, a sul coreana mostrou logo de cara três modelos. É a tríade Samsung Wave 3, Wave Y e Wave M. A principal característica de ambos é o sistema operacional. Nada de Android, Windows Phone, WebOS… Estamos falando do Bada 2.0, nova versão do sistema operacional mobile próprio da empresa.

Samsung Wave 3

Como melhorias em relação ao anterior, ele traz nova interface de usuário, melhorias na multitarefa, reconhecimento de voz, notificações push e uma série de outras perfumarias. Além das características típicas de todo smartphone, câmera, processador de 1 GHz no mínimo etc… A companhia não revelou detalhes sobre a disponibilidade dos telefones e muito menos quanto ao preço.

Meio-smartphone/Meio-tablet

É isso mesmo. O Galaxy Note não pode nem ser considerado smartphone, por ser grande demais, e nem tablet, por ser pequeno demais. Assim, achando que o mercado já não tem segmentos de produtos suficientes, resolveram criar esse meio termo.

Concebido com o intuito de permitir fazer anotações facilmente, ele já vem com um caneta justamente para este fim, facilitar na hora de fazer anotações, desenhos e tirar screenshots, fazendo suas próprias observações. O aparelho roda Android 2.3 (Gingerbread), tem uma tela de 5.3 “ com resolução nativa de 1280×800 Super AMOLED, câmera frontal de 2 MP e traseira de 8 MP. O responsável por calcular todas essas operações é uma CPU dual-core de 1.4 GHz.

Este é o "smartablet" da Samsung

Diferentemente da maioria dos produtos apresentados na IFA, que têm seu lançamento primeiro planejados para a Europa e só depois para o resto de mundo, o Galaxy Note será lançado mundialmente, só não foi divulgado o preço e nem a disponibilidade do produto. Vamos esperar para ver se esse “meio-termo” vingará ou se será mais um fiasco como outros produtos com mesma filosofia.

Tablet

Agora sim um tablet de verdade. Embora ainda pequeno, na minha humilde opinião. O Galaxy Tab de 7.7″ foi o grande destaque da sul-coreana. Ele é o primeiro tablet a ter uma tela Super AMOLED Plus, no qual as imagens perdem a granulação e as cores são mais nítidas e fiéis. O processador que dá vida ao tablet é também um dual-core de 1.4 GHz, já típicos de smartphones e tablets.

O sistema operacional, como não poderia deixar de ser é o Android 3.2 (Honeycomb) que, como todos sabem, é otimizado para os tablets. Um dos destaques da interface gráfica adotada neste modelo, é a tecnologia TouchWiz, que personaliza a tela inicial do aparelho com imagens e feeds de redes sociais. Além disso, ele reproduz vídeos em Full HD, com as suas 1080 linhas e também pode ser usado como controle remoto universal.

O Galaxy Tab 7.7″ possui também entrada para cartões de memória microSD de até 32 GB e permitirá o acesso de um grande conteúdo, variando entre jogos, música, com o Music Hub, livros e jornais, com o Readers Hub, além de redes sociais, com o Social Hub.

Este foi o grande destaque da Samsung

Notebooks

No que tange aos notebooks, o destaque vai para os modelos topo de linha. A Series 7 Chronos possuem processadores Intel Core i5 e i7, 8 GB de memória RAM DDR3 e placa gráfica AMD Radeon HD6750M. Hardware parrudo pra caramba, mais potente que a maioria dos desktops por aí.

No tocante aos recursos de software, três deles chamam a atenção: o ExpressCache, o FastStart e o Quickboot, que pode iniciar o Windows 7 em 19 segundos. De acordo com a empresa, este tempo é em média 33% menor que os modelos comuns.

A tela é de 15,6 polegadas com resolução nativa de 1600×900 pixels, possui capacidade de armazenamento de 750 GB, saída HDMI, portas USB 3.0, teclado iluminado e bateria com duração de 9 horas, se você ficar apenas olhando para a tela. :-P Enfim, um notebook para ninguém botar defeito.

O notebook topo de linha da Samsung

Câmeras

Outro setor onde a Samsung está investindo pesado é o de câmeras fotográficas. São inúmeros os modelos e para todos os gostos e necessidades. A que eu quero destacar neste post, é a MultiView MV800, com uma característica bem… peculiar. Ela possui uma tela de 3″ dobrável! O ângulo chega a 180º, assim, pessoas como eu, que não sabem tirar um autoretrato, não teriam a menor dificuldade em realizar este trabalho.

Perfeita para as garotas que adoram tirar autoretrato fazendo biquinho

A qualidade das fotos chega a 16 MP, zoom ótico de 5X e grava vídeos em HD. Ela também tira fotos em 3D, que podem ser vistas em televisores que suportem tal tecnologia. O preço inicial dela? US$ 279,00 na Europa. Mas ainda não se sabe quando ela estará disponível.

Bom, estes foram apenas alguns destaques apresentados pela Samsung na IFA deste ano. Muitos outros produtos deram o ar da graça. Se irão vingar ou não, só o tempo, e os consumidores dirão. Dos apresentados pela Samsung, eu só fiquei com vontade experimentar o híbrido “smartablet” Galaxy Note. E você, qual produto lhe chamou a atenção?

Tags: Eventos, Gadgets

Você também vai gostar

Leia também!