Dicas e tutoriais

Desinstalando programas com o Revo Uninstaller

Revo Uninstaller.

O Revo Uninstaller é uma alternativa para o deinstalador próprio do Windows, para remover programas instalados no sistema. O diferencial do Revo para a ferramenta do Windows é que ela apaga, além do programa, rastros dele.

Após instalar o programa (com 2,5 MB) e abrí-lo, um painel com todos os programas instalados aparece, com os respectivos ícones. O básico pode ser feito selecionando o programa e clicando em Desinstalar, na barra de ferramentas. Há também o Módulo de Caça, que desinstala baseando-se numa “mira” na tela, que pode ser arrastada para o atalho do programa a ser apagado. É uma boa para quando o programa não está listado e está no sistema.

Revo Uninstaller.
Revo Uninstaller.

Após confirmar o programa a ser desinstalado, surge na tela uma janela de desinstalação. Ela é a janela do desinstalador do programa em questão, e sim do Revo Uninstaller. Nela, é possível escolher o acesso apenas ao desinstalador do programa ou toda a desinstalação “sem rastros” do Revo Uninstaller. Como se trata de uma alternativa para a ferramenta do Windows, veremos a desinstalação avançada.

Seleção de tipos de desinstações do Revo.
Seleção de tipos de desinstações do Revo.

A desinstalação avançada é a que faz a verificação minuciosa (e lenta, diga-se de passagem) de rastros do programa. Após a verificação, ele encerra a desinstalação. Basta clicar em “Finalizado” e o programa estará desinstalado com todos seus rastros junto.

Dependendo do programa desinstalado, é possível que apareçam determinados itens nessa verificação que necessitem de uma verificação do usuário. Se você não souber se o(s) arquivo(s) verificado(s) é/são realmente do programa, não remova do sistema. Na imagem abaixo, os itens são relacionados ao Trillian, cliente de IM que eu desinstalei. Veja que não é possível notar “a olho nu” que os arquivos a serem excluídos são do programa. Apenas rolando a lista para a direita foi possível identificar que essa chave do registro pertencia ao programa.

Chaves de registro do Trillian, detectadas pelo Revo.
Chaves de registro do Trillian, detectadas pelo Revo.

Então, só nos resta avisar: cautela na hora de apagar restos de softwares na máquina. ;)

Tags: Downloads, Software, Windows

Você também vai gostar

Leia também!