Veja mais notícias

Windows To Go: versão do Windows 8 roda em um pen drive

12 Comentários

A denominação PC (Personal Computer ou Computador Pessoal, em português) não foi dada por acaso para as máquinas que em um passado relativamente distante serviam apenas para fins militares e de pesquisa em grandes universidades. Ao ser disponibilizado ao público em geral, mesmo que inicialmente a preços exorbitantes, o computador tornou-se realmente um artigo pessoal, tal como a nossa carteira.

Nele guardamos fotos de nossos amigos e familiares, músicas preferidas, trocamos mensagens, muitas vezes particulares, com pessoas próximas a nós, enfim… e fazemos tudo isso em um ambiente que para nós é totalmente amigável e confortável. Tanto é que não usamos com a mesma desenvoltura computadores de terceiros. Afinal, é no nosso computador que definimos atalhos, preferências e tudo o mais.

O Windows 8, apresentado com todas as suas novidades semana passada, está sendo dissecado pelos sites especializados, inclusive por nós, e a cada dia que passa ele apresenta mais funções. Desta feita, gostaria de apresentar a você, caro leitor, o Windows To Go. Ele tornará o próximo sistema operacional da Microsoft ainda mais portátil e com ele, poderemos ter todas as nossas configurações e preferências em qualquer lugar e em qualquer computador.

O Windows To Go é uma versão do Windows 8 feita exclusivamente para ser rodada a partir de um pen drive. Ela simula ser uma instalação completa do Windows e, ao iniciar uma máquina com Windows 8, o gerenciador de boot verificará se há alguma mídia com o Windows To Go espetada na máquina, e em caso positivo, ele carrega o conteúdo do pen drive.

Essa não é uma possibilidade exatamente nova, já que algumas distribuições Linux contam com este recurso. No entanto, muitos achavam impossível fazer isso com o Windows devido ao seu tamanho e robustez de suas aplicações. Claro, o Windows To Go não contará com todos os recursos da versão a ser instalada em HDs convencionais. Por exemplo, se você quiser hibernar, não vai ser possível no Windows To Go.

E para aqueles preocupados com acidentes de percurso e/ou perseguidos pela Lei de Murphy, a Microsoft demonstrou o que acontece se o pen drive for retirado repentinamente da porta USB. O sistema congela, e se o flash drive for recolocado em dentro de 60 segundos, ele continua o que estava fazendo. Caso contrário, ele simplesmente desliga. Interessante, não?

Notícia boa: ele é compatível com portas USB 2.0 e 3.0, que graças à Deus já estão começando a ficarem mais populares. Notícia ruim: você precisará comprar um pen drive de no mínimo 32 GB para desfrutar desta versão. Um pouco grande, não é? Acima, um vídeo curto demonstrando a função de “congelamento” do Windows To Go, filmado na conferência BUILD. E aí, prezado leitor, o que acha desta nova versão do Windows? Fique à vontade nos comentários. :)

sobre o autor
"Estudava Direito e trabalhava num órgão público. Para ele a área jurídica era a certa a seguir... até ter o seu primeiro computador. Após isso, estudava Direito Constitucional pensando em qual antivírus seria melhor e Direito Administrativo em qual sistema operacional deveria instalar. Não conseguiu conciliar os dois e decidiu largar as jurisprudências e adotar os bits. Hoje, é formado em Técnico em Informática e proprietário de um parrudo PC Frank e um mimado iPad. Trabalha como empreendedor da área tecnológica e agora é também editor do Guia do PC! E ele não se incomoda se você acompanhá-lo no Twitter: @Felipe__Alencar ou no seu blog pessoal."
  • Lucas

    Mito interessante, mas a principal dúvida, licença e ativação? Tendo um Windows “Portátil” eu poderei ter uma cópia em cada lugar, usando várias cópias de forma simultânea, algo que a MS não gosta por se aproveitarem e cometer pirataria. Eu sempre uso original, mas será que dessa forma não vai aumentar o uso ilegal? Ou terá que pagar para suar?

    Usando Google Chrome 14.0.835.163 Google Chrome 14.0.835.163 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • Vitor

      É provável que requeira o Windows 8 já instalado na máquina, funcionando apenas como um “profile” gigante.

      Usando Firefox 6.0.2 Firefox 6.0.2 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Victor

    Só uma correção. Pelo que eu vi, um pendrive de 16GB já funciona.

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
  • http://www.qbrandotabus.wordpress.com Felippe

    Pendrive de 32 gb ta ate baratinho numa loja que e parceira do baixaki.

    Usando Firefox 6.0.2 Firefox 6.0.2 em Windows 7 Windows 7
  • Nelson

    Interessante. Mas acho que ficou faltando o fundamental. Como criar a versão do win 8 no pendrive ?????

    Usando Firefox 6.0.2 Firefox 6.0.2 em GNU/Linux x64 GNU/Linux x64
    • Lucas

      Através do Painewl de Controle é possível acessar a opção correta, mas na versão Developer Preview foi desabilitada (e acho que até ocultaram a opção).

      Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Gérson Wálter

    Desde que seja tão versátil quanto um LiveC– digo, LiveUSB (???)…

    Usando Firefox 8.0a2 Firefox 8.0a2 em Windows XP Windows XP
    • Leandro de souza

      eu sou mais de criar um pendrive bootavel com o sistema e instala ele e ter um backup no hd…vale mais a penaa

      Usando Google Chrome 14.0.835.163 Google Chrome 14.0.835.163 em Windows 8 Windows 8
  • Pingback: Windows To Go « Renato Bastos

  • WILLIAM

    legal

    Usando Internet Explorer 10.0 Internet Explorer 10.0 em Windows 8 Windows 8
  • Lucas

    Gérson Wálter pq vc ainda usa xp??? o_o

    Usando Firefox 7.0.1 Firefox 7.0.1 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Lucas

    todo mundo q usa xp: experimentem o seven! mas nem pensem no vista! OPS!!! pensaram nele :P

    Usando Firefox 7.0.1 Firefox 7.0.1 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition