Notícias

Chrome poderá ultrapassar Firefox ainda em 2011

No Brasil, o Google Chrome já é o segundo navegador mais utilizado, atrás apenas do Internet Explorer. No panorama mundial, entretanto, o cenário muda um pouco e o Chrome ainda se vê atrás do Firefox. Mas não por muito tempo, segundo dados da StatCounter, um dos mais confiáveis indicadores de uso e comportamento na web.

Continuando com a sua escalada que parece não ter freio, ao que tudo indica o navegador do Google assumirá a segunda posição em dezembro. Como você pode ver no gráfico abaixo, um histórico de setembro/2010 até agosto/2011 desenha uma franca ascensão do Chrome e uma queda constante da raposa de fogo. O Internet Explorer também não está numa posição muito tranquila, apesar de ser o primeiro colocado há tempos, vêm perdendo grandes fatias do bolo com certa constância.

Chrome só sobe!

Remetendo à agosto passado, o Chrome conta com 23,1% de market share, enquanto o Firefox contabiliza 27,5%. Apenas um ano atrás, a diferença entre os dois era bem grande. Firefox desfrutava de 31,5% do mercado e via o Chrome pequenininho lá de longe, com apenas 11,5%. Em dentro de um ano a diferença caiu para apenas 4% de um para o outro.

Mas quem está mais triste com tudo isso com certeza é o Internet Explorer, que só cai de uns tempos para cá. Para quem já foi dono de 90% do mercado de navegadores, possuir atualmente apenas 41,9% deve ser deprimente. Sem falar que do ano passado pra cá o IE perdeu cerca de 8% de seu território.

É amigos, estamos presenciando um domínio brutal do Chrome, LIKE A BOSS! Há quem diga que o crescimento vertiginoso do browser se deve ao investimento massivo em publicidade. Acho que não é só isso. Unindo leveza, simplicidade, rapidez e qualidade, o Google Chrome vem merecidamente galgando a sua posição e fazendo escola. Afinal, quem implementou o sistema de ciclo de atualizações rápidas e visual minimalista que praticamente todos copiaram?

Tags: Google, Internet

Você também vai gostar

Leia também!