Notícias

Windows 7 ultrapassa XP no Brasil em setembro

Marketshare de sistemas operacionais no Brasil - julho-setembro de 2011.

Enquanto os navegadores estão numa disputa já definida pelo Chrome, os sistemas operacionais também estão bem disputados — pelo menos aqui no Brasil. O Windows XP não é mais o sistema operacional mais usado pelos brasileiros, e sim o Windows 7.

Dados da StatCounter revelaram que este mês o Windows XP não está mais na maioria dos computadores do Brasil. O Windows 7 é o novo sistema operacional dominante do mercado brasileiro.

Marketshare de sistemas operacionais no Brasil - julho-setembro de 2011.
Marketshare de sistemas operacionais no Brasil - julho-setembro de 2011.

Talvez a crescente aquisição de PCs novos pela população tenha ajudado a melhorar a situação do Windows 7, visto que os principais computadores agora vem com uma licença do sistema operacional da Microsoft, ou então, quando vem com outro sistema operacional, como uma distribuição Linux, por exemplo, o usuário logo corre atrás de uma cópia do Windows.

O mais recente sistema operacional da gigante de Redmond fechou o mês de agosto com 46,7% de participação, contra 46,09% do bom e velho XP.

Outros sistemas contados continuaram praticamente estáveis. O Windows Vista teve uma leve queda (5,02-4,96%), o Linux teve um mísero aumento (0,85-0,87%), como o Mac OS X (0,9-0,97%).

Marketshare de sistemas operacionais/julho-setembro de 2011.
Marketshare de sistemas operacionais no mundo - julho-setembro de 2011.

Mundialmente, o Windows XP também está muito perto de perder sua liderança para o Windows 7. Analisando o gráfico, pode-se prever que o antigo sistema da Microsoft perca o primeiro lugar já em outubro; Atualmente, o XP está com 40,59% (42,58% em agosto) e o 7 está com 39,04% (37,68% em agosto). Parece que o povo percebeu que o Windows XP já deu o que tinha de dar nesses 10 anos de vida.

Tags: Internet, Linux, Microsoft, Windows, Windows 7, Windows Vista, Windows XP

Você também vai gostar

Leia também!