Notícias

Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot já está disponível para download

Quem é adepto da distribuição Linux mais popular de todas, a Ubuntu, sabe que religiosamente nos meses de abril e outubro a Canonical lança uma nova versão final e estável de seu sistema. Para este mês, os usuários estavam na expectativa de uma Jaguatirica Sonhadora, ou Oneiric Ocelot, em bom inglês. Eu prefiro chamar de versão 11.10.

Diferentemente de algumas versões anteriores do sistema, onde tivemos mudanças significativas no visual, no Ubuntu 11.10 os usuários notarão diferenças à olho nu apenas nos detalhes. A tela de login foi totalmente remodelada e há novidades no pacote de programas pré-instalados. Além disso, a distribuição continua com o ambiente gráfico Unity, presente desde a versão anterior, em detrimento do do Gnome. Isso privilegia um menor consumo de memória ao se iniciar o sistema.

Ubuntu 11.10 (Foto: Lucas Sampaio)

 

Outro que continuou com cadeira cativa no sistema foi o navegador. Há algum tempo, houve um burburinho nas interwebs falando da intenção da Canonical em adotar o Chrome como navegador padrão. Mas não, pelo menos desta vez, o Firefox continua firme e forte acompanhando os usuários Linux, na sua versão 7.0. Do lado dos que não se fazem mais presentes entre os softwares padrões do Ubuntu, temos o Evolution, cliente de e-mail padrão na versão 11.04. Agora ele deu lugar ao Mozilla Thunderbird 7.

Outras programas que completam o elenco do Oneiric Ocelot são o player de mídia Banshee 2.2 e a suíte de escritório LibreOffice 3.4. Para quem optar pelas imagens de DVD, ainda contarão com programas adicionais, como Inkscape, para fazer desenhos vetoriais, o GIMP para edição de imagens, Pitivi e LibreOffice mais completo, além de suporte a outros idiomas.

E como não podia deixar de ser, o suporte para hardware foi ampliado e o Ubuntu Software Center foi melhorado. Os requisitos mínimos para se instalar o Ubuntu não são nada exigentes, qualquer máquina com 512 MB de RAM, 384 MB para ser mais específico, roda esta configuração. Nos servidores é menor ainda, apenas 128 MB. Portanto, prepare seu disco rígido, sua banda de internet e já pode ir baixando o Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot nos sabores 32 e 64 bits.

Tags: Downloads, Linux

Você também vai gostar

Leia também!