Notícias

Email completa 40 anos em outubro

Algumas coisas, principalmente no meio tecnológico, parecem não sentir a passagem do tempo. Por exemplo, mouse e teclado. Talvez eles jamais sejam substituídos. Os haters e trolls que povoam a internet. São tão resistentes quanto baratas! E as mães que por mais que a gente fale, continuam chamando DVD de fita! Outro que entra para este rol é o nosso velho conhecido email. Você sabia que neste mês ele completa 40 anos?!

Pois é, o email conecta pessoas até antes mesmo do surgimento da internet! E uma dessas pessoas que está conectada desde antes da internet é Ray Tomlinson. O ninja teve a ideia de criar um sistema de envio de arquivos por meio de computadores. Ele era formando do MIT no distante final da década de 60 do século passado. O que possibilitou este marco foi a arcaica e primeva rede de computadores, ARPANET. Falamos um pouco dela aqui, mas você pode ler mais detalhadamente a respeito neste link, em inglês.

Mas falando de forma resumida, a ARPANET era uma rede que começou sendo usada pelos militares, e o tal Tomlinson, após obter sucesso em sua tentativa de se comunicar com outro computador, passou a se empenhar em desenvolver um programa que pudesse realizar isso de maneira mais fácil. À época ele chamou a sua cria de SNDMSG, ou Send Message, em inglês. Após muito pesquisar e tentar, em outubro de 1971 ele finalizou seu projeto e enviou o primeiro email da história da humanidade! Ele não lembra o que mandou, mas disse ao The New York Times, em 2008, que foi uma combinação de letras.

Ray Tomlinson
O Culpado

Além disso, foi ele quem convencionou que fosse usado o “@” nos endereços eletrônicos. Pouco mais de 20 anos depois, com o surgimento do World Wide Web, a criação de Tomlinson ganhou mais destaque e importância. Com mais pessoas se conectando à internet, era imprescindível que houvesse um método mais eficaz de comunicação, que não fosse o bate-papo da UOL. :-P Assim, no final desta década, muitas pessoas já possuiam um endereço de correio eletrônico.

O tempo passou, uma tal de Web 2.0 surgiu, as redes sociais e mensageiros instantâneos proporcionaram uma maneira mais rápida e eficaz de promover a comunicação entre as pessoas, os computadores hoje cabem na palma da mão, mas o email continua firme e forte ocupando o seu espaço na tecnologia. Afinal de contas, como que o Twitter, Facebook, Google+ e outros fazem a verificação de sua conta e enviam mensagens e spams? Por meio do seu email!

Até a vovô manda emails!

Consoante dados da Escola de Informação e Gerenciamento de Sistemas da UC Berkley, há exatos 10 anos, 31 bilhões de emails eram enviados di-a-ria-men-te! Em 2008 esse número saltou para 170 bilhões e agora já está quase alcançando a faixa dos 300 bilhões. Impressionante, não!? Parece muito, até mentira, mas é plausível pensar assim, já que com a criação de clientes como Gmail, Hotmail e Yahoo, se tornou muito mais fácil gerenciar e enviar emails. Além disso, praticamente qualquer dispositivo manda e recebe emails.

Então, vamos dar os parabéns a este quarentão da tecnologia, que desde 1971 enche nossa caixa de entrada com spams, vírus, e PPTs cheios de figurinhas bonitinhas! Ah! E a propósito, hoje o Guia do PC está completando 12 anos! Parabéns para nós! :-D

Tags: Internet

Você também vai gostar

Leia também!