Notícias

Galaxy Nexus e Android Ice Cream Sandwich são anunciados em evento conjunto da Google e Samsung

A apresentação desses dois produtos passou por muitos percalços. E não falo só das especulações que rondaram tanto o novo smartphone quanto o sistema operacional. Recentemente, a Google juntamente com a Samsung, marcaram para o último dia 11 a apresentação de seus novos produtos. No entanto, houve imprevistos e a conferência foi adiada. Nesse meio tempo, imagens e um vídeo dos lançamentos vazaram, e o nome do celular foi alterado, ou melhor, se revelou como diferente do até então divulgado pela mídia.

No entanto, após alterar data e lugar (originalmente o evento seria na Califórnia, mas foi alterado para Hong Kong), as duas gigantes anunciaram oficialmente o novo smartphone Galaxy Nexus, fabricado pela Samsung, que roda o Android 4.0, codinome Ice Cream Sandwich, que era ansiosamente aguardado pelos usuários do sistema. Realmente, são muitas as novidades, especialmente por parte do sistema operacional. Vamos fazer um rápido tour pelas especificações.

Galaxy Nexus

A maioria dos mistérios eram com respeito ao sistema operacional, que fora totalmente remodelado. Para o aparelho em si, se confirmou o que a maioria esperava ou que já havia vazado. O Galaxy Nexus não possui mais botões físicos, a tela HD Super AMOLED curvada mede enormes 4,65″ com resolução nativa de 1280×720 pixels e ele segue as demais características dos outros aparelhos Android topo de linha.

O seu processador é o TI OMAP4460 que roda a um clock de 1,2 GHz e possui dois núcleos, 1 GB de memória RAM, ele conta com a tecnologia NFC e conectividade 4G (LTE ou HSPA+), ou seja, redes 4G. O Galaxy Nexus terá duas versões, uma com 16 GB e outra com 32 GB de armazenamento interno. Temos ainda uma câmera de 5 MP na traseira, o que pode ter sido um erro da Samsung, e uma frontal de 1.3 MP. Além disso, Bluetooth 3.0, USB 2.0 (o que é uma novidade), todos os padrões de Wi-Fi e até um barômetro!

O novo Galaxy Nexus

O Galaxy Nexus surge como um dos mais potentes smartphones do mercado em questão de hardware. Ele chegou para peitar de frente à concorrência. E com força! Quem quiser esta belezinha não esperará por muito tempo, segundo a Google o Nexus já estará à disposição no próximo mês para Estados Unidos, Canadá, Europa e Ásia. Sem previsão para Brasil ainda. Portanto, vá logo falando com aquele seu amigo que mora no exterior.

Android Ice Cream Sandwich

O sorvete de sanduíche (?) veio bastante recheado de coisas novas e reformulações. Segundo a Google, o Android 4.0 foi praticamente repensado do zero para ser um sistema novo, robusto, elegante e funcional. Ele será uma espécie de divisor de águas, já que ele rodará tanto em smartphones quanto em tablets, aposentando os anteriores, a saber, Froyo (2.2), Gingerbread (2.3) e Honeycomb (3.0).

As mudanças começam pelas já comentadas ausência de botões físicos, que só foi possibilitado devido ao sistema operacional. Praticamente todos os aplicativos nativos foram reformulados e sofreram, no mínimo, mudanças visuais perceptíveis ao usuário. Atenção especial para o navegador nativo, uma espécie de Chrome Mobile, agora está bem mais rápido, para fazer frente com seu principal concorrente. Gestos touchscreen e multitask renovados, melhorando a experiência do usuário. O teclado virtual também sofreu mudanças e agora integra um corretor ortográfico universal, além da função speech-to-text, onde ele transcreve fala em texto em tempo real.

Das novidades que mais deixaram os usuários loucos para poder a mão num Android 4.0 podemos citar o Face Unlock, que usa o recurso de reconhecimento facial para desbloquear o aparelho. O Google Beam também causou estrago. Ele é um sistema de transferência de conteúdo parecido com o Bluetooh, onde basta encostar a traseira do celular em outro para que vídeos, páginas da internet, mapas e outras coisas sejam transferidas. O Google Beam usa a tecnologia NFC. Portanto, o outro celular também precisa ter suporte a ela. O Ice Cream Sandwich agora faz fotos panorâmicas, bastando “arrastar” a câmera por toda a paisagem, no final ele exibe uma foto só. E claro, é permitido a aplicação de filtros, quase um Instagram embutido.

Quando digo que o Android 4.0 é um divisor de águas, eu não estou exagerando. Na conferência de ontem, a Google apresentou muitas, mas muitas novidades mesmo, que se fôssemos mencionar todas aqui tornaria o post demasiadamente longo e exaustivo. Mas apenas citando por cima, há um novo aplicativo de contatos, chamado agora de People, opção de criar pastas de aplicativos, semelhante ao iOS, respostas rápidas, informações sobre consumo de dados, novo esquema de fontes, um assistente de voz para competir com o Siri, do iPhone 4S, enfim… uma infinidade de novos recursos que torna o Android um sistema cada vez melhor! Veja abaixo um vídeo que resume as principais funções tanto do sistema quanto do aparelho Galaxy Nexus:

Reflexões

É fato que o mercado de smartphones está bem aquecido e movimentado. Vivemos, atualmente, uma verdadeira guerra comercial entre as empresas. A Apple tenta se manter na frente com a dupla iOS e iPhone, a Google vem no seu encalço com o Android, cada vez mais melhorado, e uma penca de capangas fabricando celulares para rodar o sistema, e a Microsoft já dá as caras com o seu Windows Phone 7. Inclusive, próximo dia 26 haverá o evento Nokia World, onde muito possivelmente será anunciado o smartphone da Nokia rodando a cria da Microsoft, acirrando ainda mais a disputa.

Qual o melhor deles? Todos! Todos são ótimos, funcionais, com recursos maravilhosos e que atendem a todos os tipos de necessidades. Essa é a maravilha da concorrência, que obriga as empresas a fabricarem produtos cada vez melhores, e é como aquele velho clichê diz, quem sai ganhando é o consumidor. Se há algum aspecto ruim nisso, eu só consigo pensar em um: a indecisão que nós, consumidores, ficaremos, ao escolher o nosso primeiro, ou próximo smartphone.

Tags: Gadgets, Google

Você também vai gostar

Leia também!