Notícias

Microsoft fala sobre como funcionará o sistema de busca no Windows 8

Busca no Windows 8

Confesso que usei por pouco tempo o já obsoleto Windows Vista. Logo depois fiz o upgrade para o Windows 7, logo após seu lançamento, com o qual estou até hoje. E nas raras vezes que ponho as mãos no decano Windows XP, mesmo que por um pouco de tempo, uma das coisas que eu mais sinto falta não é a taskbar e suas jumplists, ou mesmo a interface Aero, mas sim da barra de pesquisa no meu Iniciar. É tão prático teclar a Winkey e já digitar as iniciais de algum programa instalado na máquina… No entanto esse ótimo e simples recurso só surgiu em 2007, com o malfadado Vista. Mas agora a Microsoft pretende melhorar.

Tendo em vista que os HDs estão cada vez maiores, e os usuários guardam cada vez mais músicas, filmes, imagens e toda sorte de documentos e programas em seus discos rígidos, um sistema de busca eficiente integrado ao sistema operacional se faz imprescindível. Em seu blog, Building Windows 8, a Microsoft detalhou em um enorme post como funcionará a busca no próximo sistema, que inclusive já podemos testar.

Busca no Windows 8
Busca no Windows 8

Baseada em pesquisas feitas com os usuários, a Microsoft descobriu que 67% das buscas feitas no sistema eram para localizar programas. 22% para encontrar arquivos e 9% para chegar até configurações do painel de controle. Com isso, os desenvolvedores do sistema estão trabalhando para que os resultados do Windows 8 sejam bem hierarquizados entre aplicativos, arquivos e configurações.

Além disso, a Microsoft acredita que na nova interface Metro, que possibilitará a instalação de aplicativos escritos especialmente para essa interface facilmente, através de sua lojinha de apps, nos moldes da App Store, os usuários instalarão muitos apps, como nunca antes foi instalado. Baseada nessa previsão, é que ela está focando o resultado das buscas internas no Windows especialmente nos aplicativos. Mas, ainda segundo a empresa, será bem intuitivo navegar por entre os outros tipos de resultados.

Além disso, a Start Screen do Windows 8 trará sugestões de buscas e filtros, o que pode facilitar ainda mais a busca por qualquer coisa que esteja perdida no sistema. Eu acho bem conveniente essas mudanças, ainda mais com a retirada do menu Iniciar, que na minha opinião, serve principalmente para pesquisas. Vamos torcer para que a Microsoft acerte a mão mais uma vez e quebre o incômodo tabu de lançar um SO bom e outro ruim. Abaixo, um vídeo explicando o novo sistema de busca:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=hBth3_yG_wU#!

Tags: Microsoft, Windows, Windows 8

Você também vai gostar

Leia também!