Notícias

Nokia World: Conheça o Lumia 800 e 710, e a série Asha

Lumia 800

Como esperado, a Nokia realizou hoje bem cedinho, 5 horas da manhã, o evento Nokia World, em Londres, com o intuito de mostrar os tão esperados smartphones equipados com Windows Phone. Os aparelhos são frutos da parceria celebrada oito meses atrás entre a fabricante finlandesa e a Microsoft. Eles chegam para concorrer em um brutal e acirrado mercado, que tem gigantes como iPhone 4S e Galaxy Nexus disputando o topo. Vamos dar uma olhada em cada um dos aparelhos apresentados hoje e em suas características.

Os smartphones Lumia 800 e 710

Os tão aguardados celulares com Windows Phone da Nokia foram apresentados pelo CEO da finlandesa, Stephen Elop. Os dois modelos atendem pelo nome Lumia 800 e Lumia 710. Infelizmente, não houve muitas novidades por parte desses aparelhos, tanto na questão do hardware quanto no software.

O Lumia 800 é praticamente um N9, mas com tela menor e sistema operacional diferente, já que o N9 roda o MeeGo 1.3 Harmattan e tem tela de 3.9″. O Lumia 800 possui tela de 3.7″, talvez pela inclusão dos botões físicos no aparelho, e roda, como sabemos, o Windows Phone 7.5. Essas são as únicas diferenças entre os dois. Mas se você não conhece as especificações técnicas, aí vão elas:

Processador single-core de 1,4 GHz e um processador gráfico, 16 GB de memória interna, câmera de 8 MP que se vale de uma lente Carl Zeiss, se conecta por Wi-Fi, Bluetooth e HSDPA 3G e pesa 142 gramas. Preço? 420 euros. Fica em torno dos 1000 reais, mais ou menos da faixa do iPhone e Galaxy Nexus. Lá fora, claro, sem contar impostos e demais tributações. E os mercados que recepcionarão o Lumia 800 serão os da França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha e Reino Unido, totalizando 31 operadoras. Os mercados de Hong Kong, Índia, Rússia, Singapura e Taiwan ainda verão o smartphone este ano.

Lumia 800
Lumia 800

E o Brasil? Segundo os amigos do Gizmodo Brasil, o aparelho chega aqui especificamente em 13 de fevereiro, de acordo com informações exclusivas. Mas não é nada oficial. O mercado americano, um dos maiores do mundo, também só verá o Lumia no ano que vem. Lembrando que a Nokia não tem muita penetração nos Estados Unidos.

A maior surpresa mesmo ficou por conta do Lumia 710. E não foi nem por causa do hardware ou sistema operacional. Foi por causa do preço. O hardware é praticamente o mesmo do Lumia 800. As únicas mudanças é que ele é menor e um pouco mais leve, pesando 125,5 gramas. A sua memória interna é de 8 GB, metade do Lumia 800 e a câmera traseira é de 5 MP, e nada de lente Carl Zeiss. E nenhum dos modelos possui câmera frontal.

O seu design é bem diferente, se comparado ao seu companheiro. Ele tem o corpo mais arredondado, e capinhas coloridas para todos os gostos e frescuras. No entanto, como eu já falei antes, o diferencial dele é o preço. Apenas 270 euros! Isso dá R$ 660,00 se comprado lá fora e excluindo-se todos os impostos! Para um smartphone que possui processador super atual e potente, e roda a mais nova versão do respeitável sistema Windows Phone, o preço é uma delícia!

Lumia 710
Lumia 710 - É bonitinho, vai...

Com ele, a Nokia quer focar no mercado mais emergente. Que não pode se dar ao luxo de gastar muito em um smartphone. Assim, o Lumia 710 chega primeiro em Hong Kong, Índia, Rússia, Singapura e Taiwan. , os países mais populosos do mundo! Acredito que ele será bastante popular por lá. Para os demais países, somente ano que vem também.

A série Asha

E por falar em mercado emergente, que é onde a Nokia sempre se deu bem, vamos falar dos novos celulares da série Asha, os dumbphones da Nokia. Ou melhor, um misto de dumb com smartphone, segundo a própria finlandesa. Asha significa esperança, em hindi, língua falada na Índia, e com ele a Nokia quer continuar com as esperanças de ser líder neste setor.

São 4 Ashas. O 200, 201, 300 e 303, todos rodando o S40, sistema de baixo custo que incorpora algumas habilidades de smartphone. Eles possuem teclado físico, no padrão QWERTY e tela sensível ao toque ao mesmo tempo. O Asha 200 possui dual-chip, característica muito apreciada entre os brasileiros. Aliás, aqui, quanto mais chips o celular suportar melhor! Tenho um amigo que estava procurando, tempos atrás, um celular que coubesse 4 (!) chips! Não sei pra quê! Mas voltando ao assunto…

O Asha também tem apps. Siiiim, apps! Por exemplo, Angry Birds! Me responda: o quê que não vai ter Angry Birds daqui um tempo? A Nokia fez parceria com a Rovio para disponibilizar o joguinho no aparelho. Aliás, o sistema S40 possui uma Nokia Store só com aplicativos voltados a este sistema. Outros apps que podemos citar é o Whatsapp, famoso no mundo iOS por enviar SMS de graça, e o eBuddy, para entre no ÊME-ÊSSE-ÊNE.

Asha 300
Asha 300 - Roda Angry Birds

Os Ashas 300 e 303 contam com um processador de 1 GHz (not bad) e com 3G. As telas touchscreens são capacitivas (graças a deus) e medem 2,4″ e 2,6″, respectivamente. Os preços sugeridos são de 60 euros para o 200 e 201, 85 euros para o 300 e 115 euros para o 303. Caso você queira especificações detalhadas, seguem os links: 200201300303.

Conclusão

Então, o que você achou dos lançamentos da Nokia, principalmente dos smartphones? Com um prazo generoso de 8 meses para desenvolver os aparelhos, muita gente esperava mais da fabricante finlandesa. Os Lumia 800 e 710 são muito mais do mesmo, e se impressionam, é apenas pelo preço, pelo menos este último. Você acha que a Nokia obterá sucesso em sua empreitada no já concorrido mercado de smartphones? Deixe a sua opinião nos comentários.

Tags: Eventos, Gadgets, Microsoft

Você também vai gostar

Leia também!