Notícias

Tablet para Educação Intel Learning Series

Tablet para Educação Intel Learning Series

A Intel apresentou nesta quinta-feira um tablet voltado exclusivamente para o uso educacional, batizado de Intel Learning Series Tablet. É o primeiro tablet do mundo projetado para auxiliar o desenvolvimento do aluno dentro e fora da sala de aula.

Desde o lançamento do programa UCA (Um Computador por Aluno) pelo governo federal que a Intel tem desenvolvido produtos para uso na escola. O primeiro deles foi o Classmate PC, que já vendeu mais de 5 milhões de unidades no mundo e cerca de 250 mil no Brasil. O Classmate é um netbook voltado para educação, com teclado físico e bastante robusto. Até pode ser usado na forma de Tablet, pois sua tela gira “escondendo” o teclado, mas sua vocação é mais ser um “micro” que será usado para produzir conteúdo.

No caso do Intel Learning Series Tablet, tudo funciona como num tablet padrão, que é muito mais adequado para o “consumo” de conteúdo do que para a produção. Cabe aos educadores a escolha da melhor forma de usar o tablet para tirar maior proveito dessa nova tecnologia.

As especificações de hardware do tablet são bem interessantes: Processador Atom (Oak Trail), tela de 7 polegadas com resolução de 1024 por 768 pontos, câmera frontal (0,3 mp) e traseira (2 mp), portas USB, leitor de cartões, Bluetooth, Wi-fi, bateria de alta duração e tudo isso pesando pouco (550g). O desenho pode ser adaptado para suportar discos SSD, 3G ou outras funcionalidades, se necessário. Como o tablet é para o uso em sala de aula, atenção especial foi dada à robustez. Durante a apresentação, Fábio Tagnin, diretor de Educação da Intel, “maltratou” bastante o tablet: deixou cair o chão, jogou água, etc. e ele continuou a funcionar sem problemas!

Tablet para Educação Intel Learning Series
Tablet para Educação Intel Learning Series

O tablet que testei rapidamente rodava Android versão 3.2, mas pode ser adaptado para usar vários “sabores” de Linux ou até outros sistemas operacionais facilmente.

É importante lembrar que a Intel não fabrica o Tablet e nem o Classmate. Ela cria um desenho padrão com uma série de especificações que tem que ser seguidas para a fabricação e apresenta a ideia a fabricantes de hardware que por sua vez serão responsáveis por colocar o produto final no mercado.

Tags: Hardware, Software

Você também vai gostar

Leia também!