Chegamos ao início de novembro. E novembro será o mês em que haverá uma mudança no segundo lugar dos navegadores mais usados do mundo. O Chrome está cada vez mais perto de alcançar o Firefox na corrida, e até dezembro já teremos um novo segundo lugar entre os mais usados.

Segundo dados da empresa especializada StatCounter, o Chrome teve um aumento de 1,39% em relação ao mês anterior e fechou o mês com exatos 25%. O Firefox teve queda de 0,4% e fechou com 26,39%. O Internet Explorer teve uma queda mais significativa, de 41,66% para 40,18% (1,48% a menos que o mês anterior). O Safari esteve ganhando alguns usuários nos últimos três meses. O navegador da Apple começou a crescer desde agosto, e fechou com aumento de 0,33% no share. Por fim, o Opera continua praticamente estável, com um pequeno aumento de 0,09%.
Mesmo que o fato de o Chrome ultrapassar o Firefox ainda não tenha ocorrido, ainda temos outra novidade: ele já está em primeiríssimo lugar aqui na América do Sul. Pulando de 34,79% para 38,87%, ele já conseguiu ultrapassar o Internet Explorer, antes com 40,84% e agora com 36,92%.

Mais especificamente no Brasil, em outubro houve uma queda brusca do uso do Internet Explorer e um aumento brusco do Chrome ao mesmo tempo. O navegador da Microsoft registrou queda de, vejam vocês, 4,26% (!), enquanto que o do Google, cresceu 4,1%. A diferença entre os dois neste momento é de apenas 3,4%, ou seja, se esta estatística se manter pra este mês, o IE será ultrapassado também aqui na nossa pátria amada, salve salve, Brasil.