Notícias

Um domingo qualquer #007: Quais suas séries favoritas?

The Walking Dead

Costumo pensar que os seriados americanos são o equivalente às nossas novelas. Existem aos montes e possuem uma legião de telespectadores. Mas, diferentemente das novelas, eu gosto muito das séries por elas geralmente serem bem produzidas e terem um roteiro de primeira categoria. Certo dia, fizemos uma coletânea com os jogos que mais marcaram este humilde redator aqui. Agora, atendendo a pedidos, feitos neste post aqui, compilamos um artigo semelhante ao anterior, mas em vez de jogos, vamos falar de séries. Quais as séries que tomaram algumas semanas, talvez anos, de suas vidas? Conheça agora as minhas cinco séries preferidas!

Band of Brothers

Eu desde criança fui fascinado pela história da 2º Guerra Mundial. Os motivos do conflito, as batalhas, as armas, cenários, tudo! Tanto é que aos 12 anos, devorei uma enciclopédia de 12 tomos sobre o assunto, e decorei quase todas as falas do filme O Resgate do Soldado Ryan, dirigido por Steven Spielberg e tendo como estrela Tom Hanks. Então, quando os dois anunciaram Band of Brothers, eu fiquei ensandecido. A história, baseada no livro homônimo de Stephen E. Ambrose conta toda a trajetória da Easy Company, desde o seu treinamento até as suas batalhas no teatro europeu.

Band of Brothers

O que me marcou mais na série, além da temática, claro, foi o extremo realismo, tanto das locações, quanto das armas, uniformes e batalhas. Sem falar que é baseada em fatos reais. Sempre antes de começar um episódio, os veteranos da companhia Easy falavam um pouco sobre os acontecimentos. Os 10 episódios são recheados de cenas comoventes, como quando um dos personagens vê dois amigos seus sendo mutilados em meio a um bombardeio. A reação dele é emocionante! Ou ainda quando o sargento Ronald Speirs atravessa correndo todo o campo de batalha, passando pelos alemães, só para avisar os seus amigos sobre determinada ordem. E depois volta pelo mesmo caminho! Entrou imediatamente para a minha lista de séries favoritas.

The Pacific

The Pacific

Ainda no âmbito da 2º Guerra Mundial, e também dirigido por Spielberg e Hanks, The Pacific também e baseado em fatos reais e conta a história de soldados que enfrentaram os corajosos japoneses nas ilhas do pacífico. Também possui 10 episódios, mas é ainda mais sangrento e mais dramático. A série passa uma real noção do horror e das atrocidades da guerra, com pessoas sendo queimadas vivas, lutando sem se render e se deparando com mortes horríveis. Os americanos, por outro lado, se vêem em luta com um inimigo incansável e kamikaze. The Pacificic é uma série obrigatória para quem gosta de guerra e história.

Lost

Lost, seriado dirigido por J. J. Abrams e exibido na Globo foi um dos que me deixaram mais pilhado. Ele passava depois do Jornal da Globo, sei lá, 3 horas da madrugada! E eu me obrigava a ficar acordado só para assistir um episódio desse seriado. E o mais curioso é que depois que terminava, eu não estava com um pingo de sono! A premissa de J. J. Abrams era excelente: um avião cai numa ilha e os sobreviventes tentam sair dela. Ok, roteiro batido e história sem sal. Não se a ilha for viva e cheia de mistérios, com fumaça negra perseguindo os sobreviventes, “nativos” hostis, gente morta aparecendo e deficientes voltando a andar. A história era muito intrigante e os mistérios que exigiam uma explicação insistiam em tirar nosso sono. Os diálogos também são muito bem escritos.

Lost

A trilha sonora de Lost, composta por Michael Giacchino é simplesmente estupenda e envolvente, traduzindo bem cada momento que os personagens viviam. Os flashbacks, que contavam momentos anteriores da vida dos personagens também davam um tom todo especial á trama. Apesar de ter se perdido depois, Lost foi uma série que me marcou fortemente, e por isso entra para esta seleta lista.

The Big Bang Theory

Eu tenho grande dificuldade em gostar de séries humorísticas pelo simples motivo de ser muito difícil fazer humor de boa qualidade. Quando não se apela para comédia pastelão ou mulheres semi-nuas, as piadas são completamente sem graça. Mas com The Big Bang Theory não é assim. O primeiro seriado humorístico a entrar de cabeça no universo geek/nerd, ele é repleto de links para a cultura pop, como sagas conhecidas, como Star Trek e Star Wars, e também faz referências a jogos, com os personagens sendo viciados em Halo e World of Warcraft. Muita gente, inclusive eu, se identificou com alguma personagem da série.

THE BIG BANG THEORY

Mas o que mais marcou TBBT, creio eu, foi o choque que houve entre 4 nerds sem vida com uma garota linda e… “normal”, que gosta de sair, dançar e não é tão inteligente. Jim Parsons, que faz o hilário Sheldon Cooper, é O cara da série e simplemente insubstituível. Tenho certeza que todo mundo conhece alguém mais ou menos parecido com ele. Por isso, The Big Bang Theory já está em sua quinta temporada e com louvor!

The Walking Dead

Esta série ainda está em andamento, atualmente na segunda temporada. Mas já posso citá-la sem medo na minha lista de séries favoritas. O gênero zumbi sempre foi fascinante e já fora abordado por várias mídias, tais como jogos, como Resident Evil, e filmes, como os clássicos de George Romero. No entanto, The Walking Dead, baseado na HQ de Robert kirkman é fantástica não por ser uma série de terror ou ação, longe disso. Ela é drama e foca no impacto psicológico que um apocalipse zumbi teria sobre os sobreviventes. E isso é um aspecto que muitos negligenciam! Por exemplo, será que Jill Valentine não teria ficado louca em participar dos eventos em Resident Evil 1, 3 e 5!? Chris Redfield e sua irmã, Claire, que também participaram de muitos títulos, também não sofreriam com isso!? Em The Walking Dead, os personagens sentem até vontade de se matar para não presenciarem mais as atrocidades.

The Walking Dead

Outro ponto que merece destaque na série é a maquiagem dos zumbis. De longe, a mais perfeita já empregada em produções similares. E os ataques das hordas de zumbis também é bem realista. Se você ainda não viu The Walking Dead, aconselho fortemente e sem medo de errar! Essa com certeza irá para minha estante com um box especial, de colecionador.

Estas são as cinco séries que este humilde redator mais gosta. Agora eu passo a bola para vocês, amigos leitores viciados em séries. Podem usar e abusar do espaço para comentários e nos digam quais as suas séries favoritas, explicando brevemente o por quê. Bom domingo a todos!

Você também vai gostar

Leia também!