Notícias

Android é o alvo principal de crackers, afirma McAfee

Vírus Android

Com a popularização dos smartphones, surgiram aparelhos com hardwares cada vez mais poderosos e com sistemas operacionais cada vez mais sofisticados. Isso possibilitou aos usuários realizarem tarefas que antes só eram possíveis em um PC comum. Devido a isso, o mercado mobile está crescendo vertiginosamente, chamando a atenção de crackers que, se antes focavam apenas em sistemas operacionais “tradicionais”, principalmente o Windows, hoje também concentram seus esforços em sistemas móveis. E o alvo preferido deles é o Android, da Google.

Quem diz isso é a renomada empresa de segurança McAfee, conhecida por suas soluções de segurança para Windows. Segundo ela, o número de ameaças cresce a cada trimestre, mas no terceiro trimestre desse ano, praticamente só houveram novos malwares desenvolvidos para o Android, mostrando que ele é o preferido dos crackers. Veja o gráfico abaixo que dá uma ideia dessa indesejada crescente:

Malwares no Android
Crescimento de malwares para Android

As ameaças se valem das mais variadas formas de ação. Existem vírus que enviam SMS secretamente com informações importantes do usuário, como dados do cartão de crédito; outros gravam as chamadas e enviam o áudio para o cracker; e já existem até falsos antivírus que em vez de proteger o celular, ferram ainda mais com o aparelho. A lista é bem longa.

O motivo de toda essa insegurança reside justamente na popularidade do sistema. O Android é instalado em todo tipo de aparelho, desde um xing-ling de R$ 200,00 até um smartphone topo de linha, como o Galaxy Nexus. A política de liberdade da Google, que deixa o usuário instalar apps não verificados, fora do Market, também agrava a situação. Assim, temos uma enxurrada de aparelhos rodando o robôzinho verde, muitas vezes com um usuário leigo por trás, que instala qualquer tipo de app, e o resultado é isso aí. Infelizmente, o Android está caminhando para ser o Windows dos sistemas móveis.

Vírus Android

Mas há quem diga que a situação não é tão preocupante assim, e as empresas de segurança, como a própria McAfee, estão fazendo medo aos usuários. Segundo Chris DiBona, gerente de produtos open source da Google, os sistemas móveis são desenvolvidos de uma forma que não é tão fácil ser infectado por um malware. Ele fala que recursos como o sandboxing, que proibe que aplicativos acessem partes privilegiadas do sistema, protegem o usuário. Além disso, os apps vendidos no Market são bem seguros, e se uma coisa realmente grave acontecer, a Google pode desativar apps maliciosos remotamente. Ele escreveu um post grandão (em inglês), explicando o por quê de não achar o Android tão inseguro assim.

De qualquer forma, é a palavra de uma pessoa contra a de uma empresa de segurança, no caso a McAfee. Outras, como a Juniper, também emitiram relatórios nada favoráveis no tocante à segurança do Android. Esta, afirmou que o número de malwares para a plataforma cresceu 470%! Então, é bom você, android-user, ficar atento e só baixar produtos do Market. Além de prestar atenção às permissões concedidas ao aplicativo. Pelo menos até agora, a Google tentou criar um ecossistema livre, mas na verdade está conseguindo um bem libertino.

Tags: Gadgets, Google, Segurança

Você também vai gostar

Leia também!