Nova versão do Microsoft Security Essentials está bem próxima

20 Comentários

Segurança sempre será um tema vital em qualquer área da vida. No meio digital isso não é diferente. Enquanto a Google luta para não se tornar uma Microsoft do mundo mobile, tendo seu sistema vulnerável a diversas pragas, a empresa de Bill Gates cuida para tornar o seu carro chefe cada vez mais seguro. Faz tempo que o Windows era uma peneira, de tão inseguro. Hoje só os usuários mais descuidados e leigos são infectados. E para complementar a segurança, há cerca de dois anos a Microsoft lançou sua própria solução de antivírus, o Microsoft Security Essentials.

Leve, eficiente e se integrando perfeitamente ao sistema, ele funciona muito bem, obrigado! Já estando na sua versão estável 2.0, ele está prestes a ganhar uma nova atualização. A versão 3.0 já está em estágio Beta e a gigante de Redmond procura voluntários para testá-lo. Caso esteja interessado, acesse esta página. Dentre as principais novidades, podemos destacar um novo motor de detecção.

MSE

Microsoft Security Essentials 2.0

A proteção será aprimorada e a remoção do software malicioso se dará automaticamente. Hoje, o antivírus pergunta ao usuário o que ele deseja fazer com o malware. Na nova versão ele será sumariamente eliminado. A performance também será incrementada. Visto que quem o desenvolve é a própria Microsoft, ela pode tomar medidas para integrá-lo ainda mais ao sistema e fazer com que o seu uso não impacte negativamente na máquina do usuário.

A interface, que é um dos pontos fortes da versão atual, simples e direta, ficará ainda mais minimalista e intuitiva para qualquer tipo de usuário, até para os mais leigos. Infelizmente, nenhuma screenshot foi publicada. E a cereja do bolo é, claro, o novo motor de detecção, que permitirá encontrar e remover um número maior de vírus.

Eu o uso desde a sua versão inicial e não tenho queixas quanto a ele. É leve, simples e eficiente. Sim, pode ser que alguns antivírus de terceiros, em sua maioria pagos, tenham uma heurística mais aprimorada e um poder de detecção maior. Mas lembre-se: o melhor antivírus para o seu computador, é você mesmo. Por isso, navegue sempre com cautela e bom senso. O antivírus será só mais uma camada de proteção.

sobre o autor
"Estudava Direito e trabalhava num órgão público. Para ele a área jurídica era a certa a seguir... até ter o seu primeiro computador. Após isso, estudava Direito Constitucional pensando em qual antivírus seria melhor e Direito Administrativo em qual sistema operacional deveria instalar. Não conseguiu conciliar os dois e decidiu largar as jurisprudências e adotar os bits. Hoje, é formado em Técnico em Informática e proprietário de um parrudo PC Frank e um mimado iPad. Trabalha como empreendedor da área tecnológica e agora é também editor do Guia do PC! E ele não se incomoda se você acompanhá-lo no Twitter: @Felipe__Alencar ou no seu blog pessoal."
  • Fabrício

    Dependendo da situação nem vou renovar minha licença do Avira no ano que vem.

    Usando Google Chrome 15.0.874.121 Google Chrome 15.0.874.121 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • http://twitter.com/awinicius angelo winicius

    Vamos ver se ele vai ser melhor que a versão 2.0 que deixou a desejar nos testes do victor em seumicroseguro.com

    Usando Firefox 8.0.1 Firefox 8.0.1 em Windows XP Windows XP
  • Fernando

    Uso e recomendo!! bem leve e não dá falsos positivos

    Usando Chromium 17.0.916.0 Chromium 17.0.916.0 em Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04
  • Jonathan

    Muito pesado esse antivirus e a MS não entende nada de segurança!

    Usando Google Chrome 15.0.874.121 Google Chrome 15.0.874.121 em Windows XP Windows XP
    • André

      Se esse é pesado imagina os outros.
      Mas diz aí, quem entende de segurança, o Google com o Android?

      Usando IEMobile 9.0 IEMobile 9.0 em HTC HTC
      • jackson

        Realmente é pesado esse antivírus, ainda fico com meu Nod32, leve e bem rápido!

        Usando Google Chrome 15.0.874.120 Google Chrome 15.0.874.120 em Windows Vista Windows Vista
        • Lucas ^^

          É dizer que o MSE é pesado deve ter uma senhora maquina, na realidade ele rodando em 512RAM roda beleza, mas na hora de atualizar trava tudo, mas aí é um exemplo em um PC arcaico que não roda nenhum antivírus satisfatoriamente.

          Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • Sincero

      Não alimentem os trolls!!!!

      Usando Google Chrome 16.0.912.41 Google Chrome 16.0.912.41 em Windows 7 Windows 7
      • Maurício

        Boa. Depois do android acabou essa ondinha dos fã boys linux falarem que o sistema deles é imune a vírus. O sistema que for mais popular certamente é o que será mais propenso a ataques de vírus Fato.

        Usando Firefox 9.0 Firefox 9.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
        • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

          Linux nunca foi imune a vírus e o sistema é sim seguro. Popularidade tbm não tem a ver com número de pragas unicamente. O que define a segurança é uma série de fatores.
          O que está acontecendo com o Android é negligência da Google, que não é rigorosa com as diretrizes de segurança, em conjunto com fabricantes de smartphones, que constantemente deixam de atualizar o sistema.

          Usando Firefox 7.0.1 Firefox 7.0.1 em Ubuntu 11.10 Ubuntu 11.10
    • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

      Um dos mais leves.

      Usando Firefox 7.0.1 Firefox 7.0.1 em Ubuntu 11.10 Ubuntu 11.10
    • Márcio

      vc deve estar completamente pirado!!!!! o essentials pesado????? tu ta usando um pentium 3 é?

      Usando Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • http://www.twitter.com/Gui_Vital Guilherme Vital

    Eu já usei esse anti-vírus. Acho que vou instala-lo no Notebook do meu pai quando a versão estável sair.

    Usando Google Chrome 15.0.874.121 Google Chrome 15.0.874.121 em Windows 7 Windows 7
  • Maurício

    O que eu não gosto neste AV é sua interface muito básica com falta de algumas ferramentas, como busca de vulnerabilidades e scan nas áreas criticas. Para mim o MIS ficaria melhor com uma interface mais completa. Até la mantenho minha conta na Kaspersky e fico com meu KIS 2012.

    Usando Firefox 9.0 Firefox 9.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Lucas ^^

    Realmente esse antivírus é excelente, pra quem só navega e nada mais dá conta do recado melhor que qualquer free (exceto comodo IS, mas esse é complicado pra usuário básico), porém para aqueles que usam a internet para comprar, acessar conta de banco etc… ele deixa a desejar pelo seu filtro de internet, firewall, antispyware entre outras funções que estão ausentes ou deixam muito a desejar que é o caso das 2 ultimas. Por isso uso o NIS ou Norton 360, mas sempre recomendo e instalo o MSE nas maquinas de usuários básicos.

    Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Gérson Wálter

    “Hoje, o antivírus pergunta ao usuário o que ele deseja fazer com o malware. Na nova versão ele será sumariamente eliminado.”
    Ou seja, aqueles falsos postivos serão deletados e você nem saberá. Ótimo!
    Não entendo essa fixação de tudo em fazer coisas automáticas. Eu gosto de saber o que está acontecendo e dar minha opinião sobre o que está acontecendo, OK? Espero que dê pra desligar essa “funcionalidade”.

    Usando Firefox 10.0a2 Firefox 10.0a2 em Windows XP Windows XP
  • http://www.facebook.com/joaofernando.mouraxavier João Fernando

    Tomara que desta vez possa fazer mais de uma verificação por vez.

    Usando Opera 11.52 Opera 11.52 em GNU/Linux x64 GNU/Linux x64
  • Anderson Gosselen

    Também uso desde de o lançamento e estou muito satisfeito, já houve caso que eu desinstalei o Avira e o Avast do PC de um cliente (se não me engano eram esses, mas eram 2!), e instalei o MSE, depois de atualizar e mandar procurar ameaças ele detectou 2 vírus, ou seja…
    PS: Além de ser leve é muito eficaz, a Microsoft não entendia nada mesmo de antivírus mas após comprar a empresa que desenvolvia o MSE ela o aprimorou e passou a entender E MUITO! ;)

    Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows 7 Windows 7
  • Avira

    Avira é melhor.

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • http://zonadomarquinhos.blogspot.com M4rQu1Nh0S

    Agora temos a versão 4.1.522.0 do MSE (Microsoft Security Essentials) e no começo de tudo ele era muito pesado, mas depois de uns ajustes no limite de uso na CPU (em seus configurações) ele sim, ficou muito mais rápido que o Avast e o AVG e tbm o Kaspersky.

    Os únicos pontos fracos dele é o fato do Instalador dele ser pobre e exigir outra instalação, que é os Banco de dados do MSE. Porem problema simples de resolver com um instalador único das definições para o Antivírus, mas ruim para quem não possui conexão com a internet para conseguir atualiza-lo após a sua instalação..

    A Microsoft já estava no ramo de proteções contra malwares e spywares, em seu Windows Defender. O seu outro produto de proteção e mais completo que o citado antes era o antivírus que era pago, o Windows Live OneCare e agora foi lançando a sua versão gratuita.

    Como a microsoft criou o sistema ela deve sim saber como o protege-lo, desde de sempre a Microsoft desenvolveu “services packs” para o sistema para corrigir falha e brechas de segurança e melhorar o desempenho do mesmo. Então a Microsoft sabe sim como proteger seus utilizadores.

    O seu banco de dados, comparando com outros antivírus é o mais leve de todos e seu Instalador junto com o seu banco de dados mal chega aos 75 Mega Bytes (por enquanto)…

    Usando Google Chrome 22.0.1229.92 Google Chrome 22.0.1229.92 em Windows XP Windows XP