Historicamente, a loja de aplicativos da Apple brasileira nunca teve a categoria de jogos. Isso é, basicamente, fruto de uma birra do governo brasileiro com a empresa da Maçã. O governo só libera a comercialização de jogos caso estes estejam de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, em outras palavras, seguindo a classificação etária recomendada pelo governo brasileiro. Mas acontece que nos EUA eles usam um outro sistema de classificação, e a Apple batia o pé e não abria mão dele. Assim, como nenhum dos dois lados cedia, os jogos não podiam ser comercializados em nosso país.
Então nós, usuários brasileiros, para não ficarmos sem o Angry Birds nosso de cada dia, tínhamos duas opções. Uma era criar uma conta na App Store americana, que tem a categoria de jogos, e comprá-los com Gift Cards, já que ela só aceita cartões de crédito de residentes no país, mesmo que o cartão seja internacional. A outra opção, era criar uma conta na loja da Argentina, que também vende os jogos, e cadastrar o nosso cartão internacional brasileiro lá. A Apple fazia de conta que não via essa artimanha e permitiu essa prática por anos seguidos, para sorte nossa.
Mas só até ontem. Desde ontem, os cartões internacionais brasileiros estão sendo recusados na loja dos nossos hermanos. Você não pode mais comprar nenhum aplicativo oriundo de lá. Mas claro, pode continuar baixando os que são “free” e recebendo atualizações para os quais já foram comprados. E caso você esteja logado na conta brasileira, não vai mais poder retornar para a conta argentina.

Isso pode significar então duas coisas para nós. A primeira: “FUUUUUUU Corram para as montanhas!“. A segunda: A Apple estaria preparando a categoria de jogos para a nossa loja. E ao que parece, esta é a mais provável. Segunda-feira, ao lançar a iTunes Store Brasil, com músicas e filmes, a Maçã deixou claro que havia se adequado à classificação etária brasileira, já que os filmes seguem o mesmo princípio.
Mas a pista mais quente veio do Facebook oficial da iTunes Store Brasil. Eles postaram, e pouco tempo depois apagaram, uma mensagem que destaca o iPod Touch como “o mais popular console portátil para jogos”. E logo em seguida vinha a frase: “Dia 16, na App Store Brasil”. Será mesmo? Esse seria o real motivo de não podermos mais comprar jogos nos nossos vizinhos? Olha, eu aposto que sim. Além do mais, dia 16/12 será o lançamento nacional do iPhone 4S e esse anúncio combinaria perfeitamente. Bom, vamos esperar até o dia 16.
