Me lembro como se fosse ontem. O ano era 2001 e o Playstation 2 ainda era uma grande novidade em meu bairro. Perto da minha casa havia uma locadora que eu costumava ir, cujo dono havia comprado alguns exemplares. Lembro nitidamente de ter chegado lá e ver uma roda de pessoas assistindo um cara jogar. Me embrenho entre os galalaus e vejo o que o monitor está apresentando: uma cidade aberta, com um cara correndo portando um lança-míssel e sendo perseguido por uma intensa força policial. Depois, ele mira no helicóptero dos policiais e o abate, o que lhe dá uma estrelinha no canto superior esquerdo. Era GTA III, um novo marco no mundo dos games.
Claro, nem preciso dizer que depois disso eu tive que reservar horário para me viciar no jogo. A Rockstar ganhou rios de dinheiro com a franquia, que depois ganhou mais três títulos. Eles já estão até desenvolvendo o GTA V. Porém, dez anos depois de lançar o GTA III, a empresa resolveu reviver o jogo e comemorar a marca alcançada.
O título já esteve em promoção no Steam, que infelizmente eu deixei passar, mas agora você pode reviver as histórias de Claude em dispositivos mais modernos, como tablets e smartphones. Como prometido, GTA III está disponível por 5 dólares na loja virtual da Apple e também no Android Market. Ele pesa 462 MB e requer iOS 4.3 ou superior. E visto que a engine gráfica usada no original já sofreu com as ações do tempo, os desenvolvedores recriaram alguns gráficos, atualizaram os personagens e carros, melhoraram a resolução e inseriram uma série de recursos que serão aproveitados nos dispositivos de tela de toque.
Para os donos de iGadgets, saiba que ele é universal, ou seja, compatível tanto com iPads, como com iPhones e iPods Touch. Porém, visto que se trata de gráficos 3D, ele será melhor renderizado nos dispositivos com o processador A5 instalado, como é o caso do iPad 2 e iPhone 4S. Em todo caso, acredito que a perfomance não seja tão comprometida nos devices mais antigos. Portanto, boa diversão! :)