Notícias

Firefox 9.0 já está disponível

1 mês, 1 semana e 5 dias. Esse foi o tempo entre versões estáveis do Firefox 8 e do Firefox 9, que acaba de ser lançado. Pouco tempo, não? Pois é, a Mozilla parece estar querendo apostar corrida com o Google Chrome, pelo menos em números de versões.

Muito bem, o Firefox 9 será lançado oficialmente amanhã, mas o download já está disponível para quem quiser. Parece não haver novidade aparente além das correções e melhorias gerais no Firefox 9, deixo a encargo de vocês, usuários, descobrirem.

O navegador ganhou melhorias gerais, apenas. A “melhoria” mais chamativa na nova versão é a adição de um recurso denominado type inference, relacionado ao Javascript. Esse recurso promete acelerar a execução de Javascripts em 20~30%. Sem entrar na complexidade dessa mudança, type inference basicamente leva o JavaScript um passo mais próximo de linguagens como C ou C++ em termos de velocidade e otimização.

Firefox 8
Esse aqui é o Firefox 8, mas o 9 tá igualzinho, só mudar o número da versão ali.

Download: Firefox 9.0/Windows, Linux e Mac.

Aproveitando o contexto do post, eu me pergunto (e pergunto para vocês, queridos e estimados leitores): quando a Mozilla vai parar de lançar updates “gerais” a cada mês que não trazem novidade alguma para os usuários? Até a Microsoft parece estar entendendo o recado e está lançando atualizações periódicas, que “mudam” a versão do Internet Explorer, silenciosamente. Atualmente, o navegador está na versão 9.0.4, sendo a última atualização exatamente o que o Firefox fez, correções de vulnerabilidades e melhorias gerais.

Eu gosto da Mozilla, gosto do Firefox e gostava da maneira como updates eram fornecidos para o seu navegador. Tudo bem, haviam atrasos e atrasos no lançamento de VERDADEIRAS novas versões, mas pensemos: é melhor ter atraso e receber uma versão novinha em folha ou não ter atraso e continuar na mesmice há 5 versões?

Tags: Downloads, Internet, Mozilla

Você também vai gostar

Leia também!