Notícias

Garoto de 15 anos ensina Siri a falar português

O iPhone 4S, lançado no começo de outubro do ano passado, não trouxe grandes diferenciais em relação à versão anterior. O carro chefe do aparelho, e que a Apple usou como ferramenta principal em suas campanhas de marketing, é a Siri, assistente de voz que entende o contexto, em vez de comandos. Apesar de já ter sido lançado oficialmente no Brasil, à preços abusivos, diga-se, a Siri ainda não entende o português. Ela só fala inglês, francês e alemão. E só é realmente funcional em poucos países. Viramos até motivo de chacota no exterior, por comprarmos o iPhone mais caro do mundo, que já vem com “defeito”, por não termos a Siri. Pois bem, um garoto de apenas 15 anos, chamado Pedro Franceschi, elaborou uma forma de fazer a Siri entender português e retornar respostas na mesma língua.

Para conseguir esta façanha, Pedro realizou um pouco de engenharia reversa num app chamado Dragon Dictation, que serve para transcrever fala em texto, e também com a ajuda de dois amigos, o Micael Silva e o Luiz Sardinha. O app em questão, que também é da Nuance, empresa que desenvolveu a tecnologia empregada na Siri, entende muito bem o português brasileiro. Então o jovem Pedro concluiu que a Apple tem a tecnologia para fazer a sua assistente de voz entender o português, e que o iPhone 4S seria plenamente capaz de rodá-lo.

Primeiro, o jovem fez a Siri entender o nosso idioma, trabalhando com a já citada engenharia reversa do Dragon Dictation. Assim, o software pegava o que estava escrito em português e criava um arquivo de áudio em inglês, que então era enviado aos servidores da Siri, por meio do SiriProxy, uma interface para Mac que permite tal comunicação. Com isso, a assistente de voz entendia a pergunta e respondia, com texto em português mas a fala ainda em inglês, por que… né!? Visto que o resultado tinha de percorrer um caminho bem mais longo e tortuoso, o tempo entre pergunta e resposta é bem maior. Veja por você mesmo no vídeo que o próprio Pedro fez:

Assim, fica provado que a Apple já tem a tecnologia necessária para disponibilizar a Siri para nós, brasileiros. Inclusive, ela até já fez testes de voz com muitas pessoas aqui no Brasil, ano passado, com o intuito de identificar todos os sotaques e variações linguísticas. Não tenho dúvidas que os trabalhos oficiais já estão em andamento, só não sei se na celeridade que desejamos. Outro ponto que dificulta a chegada da Siri em terras brasileiras, é a tecnologia usada. Ela se vale de algoritmos e dados conseguidos do Wolfram Alpha e do Yelp, serviços que não têm informações relevantes em português. Portanto, o que podemos concluir é que ainda vai demorar para termos uma verdadeira assistente de voz aqui no Brasil, seja o celular iOS ou Android.

No blog do garoto há toda a explicação de como ele conseguiu realizar esta proeza, e a leitura vale muito a pena. Só não vou elogiá-lo por que ele me deixou com inveja. Eu com quinze anos ainda estava brincando de… sei lá, Pokémon, eu acho! :P Que nada, o garoto merece muitos elogios, sim! Valeu Pedro, e continue com os trabalhos!

Tags: Apple, Gadgets

Você também vai gostar

Leia também!