Veja mais notícias

Windows 8 permitirá a restauração completa do sistema de forma muito simples

25 Comentários

Quem já precisou formatar o computador e reinstalar o sistema operacional sabe o saco que isso é. Com algum tempo de uso, nós criamos uma rotina no nosso PC, já definimos os atalhos para os programas que mais usamos, já configuramos tudo, personalizamos o sistema, etc. A reinstalação em si, é bem simples e rápida, o que demora mesmo é deixarmos o computador do jeitinho que estava antes, com os mesmos programas instalados e suas devidas configurações definidas. Só à título de exemplo, formatei meu computador na virada do ano (coisa de nerd), e demorei mais ou menos um dia inteiro instalando os softwares, configurando, definindo os atalhos e preferências e personalizando o sistema. Ou seja, levei um tempo precioso pra isso!

Já nos tablets e smartphones, a coisa muda de figura. Da última (e primeira) vez que precisei restaurar o meu iPad, bastei sincronizá-lo com o iTunes, fiz um backup de meus apps e configurações e deixei o software fazer o resto. Em pouco tempo, tinha o meu sistema restaurado, rodando lisinho, com meus apps no lugar e pronto para serem usados. Sem complicação, sem perda de tempo e de forma totalmente intuitiva. No geral, a restauração em sistema operacionais móveis (iOS, Android, Windows Phone, etc) se dá dessa maneira. Como sabemos, o Windows 8 está sendo desenvolvido para rodar tanto em desktops como em tablets. E com isso, ele migra para o PC uma série de características até então exclusivas dos portáteis.

No blog de desenvolvimento do vindouro sistema, Building Windows 8, a Microsoft detalhou mais este novo recurso, que beneficiará os usuários, tanto de tablets quanto de PCs: a restauração completa. Ela será fundamentalmente diferente dos sistemas anteriores, Windows 7, Vista, XP, etc. Quando não se quer formatar por completo, podemos reinstalar o sistema por cima do antigo, preservando programas, configurações e arquivos pessoais, que irão para uma pasta chamada “Windows.old“. Ou então, alguns fabricantes enviam junto um CD de recuperação/reinstalação ou criam uma partição oculta no HD para este fim. Mas em todos os casos, o processo não é tão prático e simples para a maioria dos usuários leigos, que nem sequer sabem dar boot pelo CD. Mas no Windows 8 isso vai mudar, e definitivamente qualquer um poderá fazer isso.

Windows 8 Reset

Resetando o Windows 8 para as configurações originais

Serão dois modos de restauração: o reset e o refresh. Estas opções se encontram no Painel de Controle, que também foi reformulado. Inclusive, elas já estão presentes no Developer Preview, lançado em setembro/2011. Porém, a Microsoft preparou algumas melhorias e implementações, para que na versão Beta, esperada para fevereiro, estas opções já estejam funcionando perfeitamente. O primeiro modo de restauração, o Reset, realmente reseta o sistema e o leva para o modo inicial, sem nenhum programa, aplicativo Metro, ou configuração feita pelo usuário. De fato, é a reinstalação completa do Windows, o deixando no estado original.

O modo Refresh também reinstala o Windows, mas mantém os aplicativos Metro instalados, e as configurações feitas. Importante enfatizar que apenas os aplicativos Metro serão mantidos, os programas “convencionais”, vamos chamar assim, serão removidos também. Isso por que os apps Metro usam um empacotamento próprio e não alteram arquivos importantes do sistema. Tanto é que eles poderão ser desinstalados sem deixar nenhum rastro nos arquivos do Windows. Já os programas ditos “convencionais”, espalham vários arquivos diferentes na unidade C:/, como na pasta “Arquivos de Programas“, “system32“, entradas no registro e outros locais. Assim, quando você der um refresh no Windows 8, configurações potencialmente perigosas, vírus, malwares, spywares e também os programas serão deletados. Para lhe ajudar a instalar os softwares de novo, o Windows lhe dará uma lista com os programas que foram removidos.

Refresh Windows 8

Dando um Refrsh no Windows 8 e mantendo arquivos e configurações pessoais

Outro ponto que merece destaque, é o tempo que cada tarefa leva para terminar. Para dar um Refresh, o sistema levará apenas 8 minutos. No modo rápido esse tempo cai para 6 minutos. Um Reset levará 23 minutos. Pouco mais que uma instalação limpa do Windows 7, que leva em torno de 20 minutos para ser concluída. Porém, se você usar o serviço de criptografia BitLocker em seu HD, o Reset levará meros 6 minutos e 21 segundos. Isso por que a maioria dos dados já estarão criptografados, então o instalador só faz remover as chaves de acesso a estes arquivos e os sobrescreve. Por falar nisso, o Windows 8 contemplará também uma opção segura para remoção dos arquivos. No caso de você querer passar o seu PC “para frente”, o sistema sobrescreve inúmeras coisas inúteis sobre os seus dados, impossibilitando o resgate deles por meios mais sofisticados. Esse recurso será especialmente bom para empresas e corporações com dados sensíveis, embora seja mais demorado.

De fato, são muitas as novidades e melhorias, como a criação de uma imagem personalizada, possibilidade de restaurar o sistema através de um pendrive bootável e outras. Se fóssemos mencionar todas aqui, o post ficaria enorme. No post original, em inglês, a Microsoft não economizou palavras e descreveu todas as novidades timtim por timtim. Vale muito a pena dar uma lida com mais calma. Após ler e acompanhar muitas das novidades prometidas para o Windows 8, eu estou cada vez mais ansioso pela versão Beta. Não creio que ele será um fracasso. Aposto até que ele será um sistema melhor que o atual Windows 7! Pois bem, nos resta apenas esperar a CES 2012 começar, semana que vem, talvez tenha mais alguma novidade, e aguardar o lançamento público do Beta do Windows 8. Abaixo, um vídeo que exemplifica tudo o que eu falei:

sobre o autor
"Estudava Direito e trabalhava num órgão público. Para ele a área jurídica era a certa a seguir... até ter o seu primeiro computador. Após isso, estudava Direito Constitucional pensando em qual antivírus seria melhor e Direito Administrativo em qual sistema operacional deveria instalar. Não conseguiu conciliar os dois e decidiu largar as jurisprudências e adotar os bits. Hoje, é formado em Técnico em Informática e proprietário de um parrudo PC Frank e um mimado iPad. Trabalha como empreendedor da área tecnológica e agora é também editor do Guia do PC! E ele não se incomoda se você acompanhá-lo no Twitter: @Felipe__Alencar ou no seu blog pessoal."
  • MalarKeY

    Gostei hein?

    Novidade excelente essa! Estou me imaginando fazendo um Refresh a cada 3 meses hauhuahua

    Usando Google Chrome 16.0.912.63 Google Chrome 16.0.912.63 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

    Estão caprichando nesse 8. Parece que será o melhor Windows que a Microsoft já fez.

    Usando Firefox 9.0.1 Firefox 9.0.1 em Windows XP Windows XP
  • Eden

    Com certeza, o melhor Windows. Só não me saí bem usando o pre-beta por que ele entrava em loop eterno.

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    • Jeffinho

      Também tive problemas na instalação original, depois de rodar o Windows Update, o problema foi resolvido.

      Usando Internet Explorer 10.0 Internet Explorer 10.0 em Windows 8 Windows 8
      • Eden

        Da primeira vez que instalei resolveu, mas tentei esses dias e não consegui mesmo com Update :t

        Usando Firefox 9.0.1 Firefox 9.0.1 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Matemático

    Bem legal essas novas opções, desinstalar programas sem deixar rastros, tinha que ser assim também os programas ditos convencionais.
    Nada se cria, tudo se copia.

    Usando Google Chrome 16.0.912.63 Google Chrome 16.0.912.63 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • Jeffinho

      A MS permitiu essa bagunça, apesar de ser possível criar programas que podem ser desinstalados sem deixar rastros, mas isso depende do programador fazer o aplicativo dentro das recomendações.

      O Metro é o recomeço, mesmo que o programador seja relaxado, ou até mal intencionado, não tem mais como fazer a zona de antes.

      Usando Internet Explorer 10.0 Internet Explorer 10.0 em Windows 8 Windows 8
      • Matemático

        Ai que está o âmago da questão, reforçando a sua idéia é sempre bom colocar ordem na casa.
        Como sempre a Microsoft faz quase tudo atrasado, mas superior aos outros desenvolvedores.

        Usando Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
      • Felipe Alencar

        Caros Jeffinho e Matemático

        Para os senhores terem uma ideia, até hoje existem desenvolvedores que criam instaladores baseados no Windows Millenium (!!!). Os programas desse tipo, mesmo se instalados no Windows 7, vão salvar arquivos e *.dlls em diversas pastas espalhadas pela unidade C:/. Realmente, é mais preguiça do que conhecimento.

        Também estou ansioso para este Windows 8.

        Usando Google Chrome 16.0.912.63 Google Chrome 16.0.912.63 em Windows 7 Windows 7
        • Celino Alcantara

          Windows ME? Você está sendo gentil!!!

          Até hoje aqui na empresa tem programas compilados para Windows 95, rs.

          Fazer o que?!

          Usando Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

    Todo mundo gostando do Windows 8 menos eu? Num tablet até vai, mas para meu PC velho de guerra não rola.

    Enfim, o Windows 8 tem que ser bom mesmo. A Microsoft já está muito atrasada nos tablets, e se chegar com um sistema meia boca dai que não emplaca mesmo…

    Usando Google Chrome 16.0.912.63 Google Chrome 16.0.912.63 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • Jeffinho

      Calma Helito, você deve ter tomado um susto com o novo “iniciar” que agora é Metro, mas o desktop ainda existe e acredito que vc vai se acostumar, caso queira.
      É diferente, mas achei que mudou para melhor.

      Usando Internet Explorer 10.0 Internet Explorer 10.0 em Windows 8 Windows 8
      • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

        Foi isso mesmo que aconteceu! rsrs

        A interface clássica continua, e ai que tá o problema: nada muda por lá. O Windows 8 tem bastante coisa legal, mas para tablets. Espero que até a versão final do Windows 8 a MS dê um pouco mais de atenção aos usuários do velho teclado e mouse.

        Usando Firefox 9.0.1 Firefox 9.0.1 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
        • Jeffinho

          Também concordo que sendo um hibrido, ele deve ser bem afinado tanto para teclado e mouse, como toque. Esse toque final pode determinar o sucesso ou fracasso junto aos usuários.

          Poucas ajustes fazem uma diferença enorme, espero que a MS esteja atenta a “XP” do usuário.

          Usando Internet Explorer 10.0 Internet Explorer 10.0 em Windows 8 Windows 8
        • Felipe Alencar

          Helito, e a interface clássica rodando com apenas 281 MB de RAM não conta como melhoria?

          Usando Google Chrome 16.0.912.63 Google Chrome 16.0.912.63 em Windows 7 Windows 7
        • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

          Então, seria uma novidade incrível para o Windows Vista. RAM tá muito barato hoje. Com R$ 50 você compra um pente de 2 GB, quantidade que dá e sobra para rodar o Windows 7 e a maioria dos programas.

          Usando Google Chrome 16.0.912.75 Google Chrome 16.0.912.75 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Jeffinho

    @Felipe Alencar, criar um ponto de refresh com o recimg.exe vai te livrar de perder 1 dia inteiro ou mais para reconfigurar o sistema, e a todos nós.
    Para quem pensou que o Windows 8 seria só Metro, vem um monte de novidades aí.
    Acabaram de publicar novidades em storage
    http://blogs.msdn.com/b/b8/archive/2012/01/05/virtualizing-storage-for-scale-resiliency-and-efficiency.aspx

    Estou usando ele em um netbook e está mais leve do que o 7.

    Esse Windows 8 promete.

    Usando Internet Explorer 10.0 Internet Explorer 10.0 em Windows 8 Windows 8
    • Felipe Alencar

      Nossa, mas já publicaram outro artigo no MSDN! O.o Estão com a corda toda, hein!? Valeu Jeffinho, pela dica. ;) Vou dar uma lida nele para ver o que posso tirar de útil e quem sabe publicar por aqui.
      Ah! E eu que sou chato mesmo, gosto de configurar tudo na unha, desde o começo. Mas tenho de pensar em outras alternativas para não perder tanto tempo.

      Usando Google Chrome 16.0.912.63 Google Chrome 16.0.912.63 em Windows 7 Windows 7
  • Mauricio

    Boa, finalmente uma mudança que preste, apesar que ja me adaptei a imagens do sistema para recuperação do mesmo.

    Usando Firefox 10.0 Firefox 10.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • http://calculo70.blogspot.com/ Ricardo

    Já faço isso no Windows 7 com Norton Ghost 15 e existem outros softwares, como o Driver Magicam e outros, e acredito que o incluso no Windows 8 não chegará nem aos pés dos que existem no mercado. Acredito que se migrar pro 8 continuarei restaurando a moda antiga.

    Usando Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • Felipe Alencar

      Olá Ricardo! Obrigado pelo comentário.

      Compreendo a sua opinião. Mas a ideia aqui, é facilitar, mesmo para usuários leigos, a restauração e reinstalação do sistema. Como eu falei no post, muitos usuários não sabem nem dar boot pelo CD, imagine criar uma imagem (se eles souberem o que esse termo significa) e depois usá-las para restaurar o sistema.
      Para o público mais técnico, aí sim, pode ser que outras alternativas atendam melhor.
      Abraços!

      Usando Google Chrome 16.0.912.63 Google Chrome 16.0.912.63 em Windows 7 Windows 7
  • JuaaO

    Realmente,muito bom.

    Usando Google Chrome 17.0.963.26 Google Chrome 17.0.963.26 em Windows 7 Windows 7
  • Carinha

    Afe, cobrava 30 reais pra formatar o Windows… :(

    Usando Firefox 10.0 Firefox 10.0 em Windows 7 Windows 7
  • Eduardo Coelho

    Finalmente a Microsoft adequou os aplicativos Metro p/ não espalharem arquivos pelo sistema, isso realmente é um avanço no sistema e é exatamente assim que ocorre nos tablets (iPad ou Android) e no Mac e que já permite uma restauração rápida nesses dispositivos. Pontos para o Windows 8!

    Usando Google Chrome 15.0.874.121 Google Chrome 15.0.874.121 em Mac OS X 10.7.2 Mac OS X 10.7.2
  • sergio carvalho

    olá viva, instalei o windows 8 por cima do windows 7 sem criar um duo boot,necessito remover o wim 8 porque os meus programas nao funcionam,como é que devo porceder a remoção.
    será que posso remover a partir da pasta windows old ???

    Usando Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 em Windows 7 Windows 7