Notícias

Rede GSM tem brecha de segurança que pode afetar 4 bilhões de aparelhos

GSM

GSM, ou Sistema Global para Comunicações Móveis numa tradução literal, é a mais popular tecnologia para comunicação entre celulares. Ela é responsável por nada menos que 80% do volume de telefonia do mundo, possibilitando que quatro bilhões de aparelhos se comuniquem entre si. Dado o seu alcance e importância para bilhões de pessoas e diversas empresas de telecomunicações, é de suma importância que tal sistema seja devidamente monitorado e o mais seguro e robusto possível, para que possa oferecer com plenitude seus serviços.

Porém, em todos estes 21 anos de existência, já que o sistema foi criado em 1990, não houve grandes reformulações em seus protocolos de comunicação e demais aspectos que permitem ter toda uma rede de telefonia celular funcionando. Com isso, algumas brechas de segurança que já completaram décadas de idade, ainda perduram. Dentre elas, uma falha de segurança que, se explorada, poderá dar ao hacker acesso irrestrito aos celulares, com direito a ligações e envio de mensagens. Essa possibilidade, se bem (ou mau, depende do ponto de vista) usada, pode desembocar em fraudes financerias e prejuízos para muitas pessoas.

GSM

O responsável pela descoberta foi o alemão Karsten Nohl, chefe do Laboratório Alemão de Pesquisas e Segurança. Ele avisou sobre a perigosa falha em uma convenção sobre hacking ocorrida nesta semana, na cidade de Berlim. Porém, não deu detalhes sobre a tal falha de segurança, pelos motivos óbvios. Segundo o próprio Nohl ressaltou, esta breha deve ser corrigida o mais rápido possivel, pois com a proliferação da internet, o fenômeno hacking ganha cada vez mais adeptos, e nunca se sabe qual o cárater da pessoas que descobrirá a falha. Se ela for propensa à criminalidade, ela terá nas mãos a oportunidade de controlar milhões de aparelhos remotamente e causar um estrago épico se souber fazer a brincadeira.

Nohl ainda afirma que a falha pode ser descoberta em algumas semanas de estudo. Eu espero o sistema GSM sofra logo alguma reformulação, afim de fechar esta brecha e deixar os usuários mais seguros. Afinal, não quero ninguém invadindo e usando meu celular. Eu fico pensando o que alguém mal-intencionado faria se descobrisse essa falha. Será que aconteceria algo do tipo que aconteceu em “Duro de Matar 4.0”? O que você faria se pudesse ter o controle de milhões de celulares no mundo todo?

Tags: Segurança

Você também vai gostar

Leia também!