Artigos

Graphic Wars – A eterna guerra das placas de vídeo

MW3 vs. BF3: quem ganha essa batalha?

Este artigo é uma colaboração do leitor Eduardo Leal Jr. Agradecemos! Deseja colaborar também? Envie um e-mail para pauta@guiadopc.com.br.

Tem-se um componente na hora de montar o computador que é de extrema importância para profissionais gráficos e gamers: a placa de vídeo. Não importa a robustez do resto da configuração da máquina, sem uma placa gráfica de bom porte o computador irá sofrer para executar programas gráficos mais pesados — como 3D Studio Max e Adobe After Effects –, e principalmente na hora de rodar jogos de última geração.

A indústria dos games talvez seja a principal força por trás do ritmo alucinado com o qual a tecnologia das placas de vídeo evolui. Este ano já vimos jogos com gráficos super realistas, como é o caso de Battlefield 3 e Call of Duty Modern Warfare 3, que exigem uma forte placa de vídeo no computador para oferecer o melhor nível de detalhamento possível. A tendência é que o realismo e complexidade dos gráficos aumentem ainda mais no ano que vem, e com isto a necessidade de adaptadores gráficos mais potentes seja criado.

MW3 vs. BF3: quem ganha essa batalha?
MW3 vs. BF3: quem ganha essa batalha?

A briga para alimentar este exigente mercado foi e deve permanecer entre duas gigantes empresas do universo da informática: ATI (AMD) e nVidia. A expectativa, mesmo que a previsão dos maias de que o mundo irá acabar esteja correta, é que a luta fique ainda mais acirrada com lançamentos interessantes dos dois lados.

Enquanto ainda não temos notícias concretas do que esperar por parte da nVidia, com sua nova arquitetura Kepler que deve ser lançada apenas no segundo semestre de 2012, a ATI já forneceu um pequeno gostinho do que podemos esperar. A nova linha de placasdevídeo Radeon HD 7000, que tinha o lançamento previsto para o final de 2011, foi empurrada para 2012 e o primeiro modelo a ser lançado deve ser a Radeon HD 7900, de alto desempenho e preço na casa dos US$ 700. Além disso, a empresa também deve investir em novos lançamentos na série de processadores da linha A-Series, que são APUs (unidades de processamento acelerado) e dispensam a necessidade de uma placa gráfica, oferecendo um menor consumo de energia.

Poucas pessoas que acompanham este mercado atentamente sabem que embora existam várias outas marcas de placas de vídeo disponíveis, elas acabam utilizando uma GPU (unidade de processamento gráfico) da ATI ou nVidia para montarem as suas placas. A maior diferença fica por conta de configurações como a frequência de funcionamento da GPU e da memória, além da quantidade de memória disponível.

 

Tags: Hardware, Jogos

Você também vai gostar

Leia também!