Notícias

Firefox 12 (ou 13) terá o recurso de nova aba semelhante ao do Chrome e Opera

Previsão de como será a nova guia no Firefox.

Acredite se quiser, mas até hoje o Firefox não tinha uma página diferenciada para novas abas abertas! Mas isso está prestes a mudar e parece que finalmente uma novidade significativa chegará nas próximas versões.

Previsão de como será a nova guia no Firefox.
Previsão de como será a nova guia no Firefox.

A décima segunda versão do Firefox virá com um recurso organizador de páginas em uma nova guia, como acontece no Opera (Speed Dial), Internet Explorer e Chrome.

Ao abrir uma nova aba no futuro navegador, será exibida uma grade 3×3 com os sites mais visitados, como acontece na “Nova guia” do Chrome e na do Internet Explorer. O Opera permite a escolha dos sites que serão exibidos no Speed Dial, mas a ideia de tudo isso foi dele. :P

Mockup do projeto de nova guia do Firefox 12/13.
Mockup do projeto de nova guia do Firefox 12/13.

O navegador também virá com uma nova home page, inicialmente com links rápidos para downloads, configurações, complementos e várias outras partes mais. Há rumores de que a página virará um grande set de informações, com Top Apps (!), Top Sites e até um bloco dedicado a um Chat (!!), o qual não se sabe de que serviço é.

Segundo o ExtremeTech, para ter acesso à alguns destes novos recursos, é só baixar o Firefox Nightly e, após instalá-lo, basta apenas…

  1. Entrar em about:config;
  2. Ir na opção browser.newtabpage.enabled e definir o valor true;
  3. Ir na opção browser.newtab.url e definir o valor about:newtab;
  4. Reinicie o navegador.

Para quem não gosta de viver perigosamente e tem paciência para esperar até a versão estável chegar com tudo pronto, o Firefox 13 (possivelmente a versão que trará as novidades) chegará em meados de maio.

Tags: Mozilla, Software

Você também vai gostar

Leia também!