Notícias

Microsoft alfineta Google com vídeo intitulado Gmail Man

Nos últimos dias, duas gigantes da tecnologia estão trocando farpas e insultos. É a Microsoft e a Google. Desde que a Gigante das Buscas alterou e unificou a sua política de privacidade (acredito que todos os usuários já tenham recebido um e-mail com as mudanças), a Microsoft resolveu atacá-la. Primeiro foi um anúncio veiculado em jornais de grandes circulação, como The New York Times, Washignton Post e outros, afirmando que a Google não tem respeito com os dados dos usuários e que os usa para fins ilícitos, como mostrar propaganda relacionada em nossos e-mails. Ainda no anúncio, a Gigante de Redmond exaltava seus próprios serviços de internet como melhores e com foco no usuário. A empresa de Mountain View não ficou calada e deu uma resposta à altura através dos mesmo meios.

Agora, no segundo round desta discussão, a Microsoft resolveu mudar a mídia e decidiu alfinetar a sua concorrente por meio de conteúdo audiovisual. O vídeo em questão não é exatamente novo. Ele apareceu pela primeira vez nas interwebs lá por meados de julho de 2011, mas na época, a empresa ainda não tinha assumido a autoria pelo ataque conteúdo, ficando mais como um vídeo não-oficial. Hoje, porém, a Microsoft tornou a peça oficial e a hospedou em sua conta no YouTube (santa ironia, meu deus do céu!). O vídeo faz graça com o Gmail, serviço de e-mail líder no mercado. No caso o Gmail ganha uma personificação e se chama Gmail Man! Ele anda pelas ruas lendo nossos e-mails à procura de palavras-chave para então, oferecer anúncios personalizados. Dê só uma olhada:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=TDbrX5U75dk

É engraçado, vai! Legal a parte em que ele chega no escritório e “cata” algumas palavras-chave do e-mail de uma usuária e interpreta errado. Ele achou que ela estava saindo com algum cara e logo tratou de oferecer uma propaganda que “se adequava” a ela. Mas na verdade ela estava falando de uma lasanha que tinha feito e que seu marido tinha achado sensacional. No final do vídeo, ainda, a Microsoft encoraja o uso do Office 365 em detrimento do Google Docs e outros aplicativos.

Será que a Gigante das Buscas dará uma resposta à altura, como aconteceu da primeira vez? Se eu trabalhasse no departamento de marketing da empresa, elaboraria um vídeo do HOTMail Man, um cara que sempre andava queimando uns “baseados” e tinha amizades duvidosas com os malandros da cidade, conhecidos como Spams. Ainda bem que eu não sou publicitário. Mas então, me diga o que você acha de tudo isso? Você prefere ter de ignorar alguns anúncios bestas na caixa de entrada em prol de um serviço melhor? Ou acha que a Google realmente abusa de seu poder nesse meio e partiria para o Hotmail? Ah! E não se esqueça de dar a sua ideia para o novo vídeo da Google. :P

[The Verge]

Você também vai gostar

Leia também!