Veja mais notícias

Chrome 17 é lançado: mais rápido e seguro

39 Comentários

No início de janeiro o Google Chrome 17 havia entrado em fase beta e os usuários mais ousados puderam testar as novidades. Das mais esperadas, estavam a prerendrização de páginas que fossem digitadas na omnibox e uma nova camada de segurança que deixa o navegador mais seguro, ao escanear downloads de executáveis. Pois bem, hoje ele saiu da fase beta e você já pode testar sem medo. Para usar o Chrome 17 stable, basta ir em Configurações > Sobre o Google Chrome e esperar pelo download e instalação automática. Mas se preferir, pode clicar neste link também.

Vamos falar um pouquinho dos novos recursos. A prerenderização de páginas deixará o navegador mais rápido do que já é. As páginas que você normalmente acessa, como o Guia do PC, já começarão a ser carregadas assim que você digita o endereço na omnibox, tornando o acesso a ela quase que instantâneo. O nome desta tecnologia é Google Instant Pages. Ela prevê em qual link você vai abrir em uma busca qualquer e já renderiza a página antes mesmo de você clicar. Já estou começando a achar que a Google está partindo para bruxaria em seus algoritmos. Se por algum motivo você quiser desabilitar o recurso, muito fácil. Vá em Configurações > Opções > Configurações Avançadas > Privacidade e então desmarque o item “Prever ações da rede para aprimorar o desempenho do carregamento da página“.

Google Chrome 17

O segundo recurso de destaque nesta versão 17 do Chrome, é o incremento em segurança. Toda vez que você faz um download por meio do navegador, o scanner faz uma varredura no arquivo para ver se ele tem algum item malicioso. Agora ele analisará também qualquer arquivo executável, como por exemplo, *.exe ou *.msi. Se o arquivo em questão estiver em uma white list, tudo bem. Caso contrário, o navegador irá pesquisar no Google por informações a respeito e puxar a “ficha criminal” do arquivo, para ver se ele já tem algum antecedente.

Uma mudança menos importante e para os mais desatentos menos evidente, foi o “botãozinho” para abrir uma nova aba. Ele sofreu uma leve mudança e agora não mostra mais o sinal de “+” das outras versões. Eu, como usuário do Chrome, fiquei bem feliz com as mudanças e ansioso para usar “a lot” o navegador e ver se ele está realmente mais rápido. Esta é a principal diferença entre o Chrome e o Firefox, concorrentes diretos. O primeiro, embora se atualize rapidamente, traz sempre boas novidades. O segundo, por sua vez, segue o mesmo ritmo de atualizações e raramente apresenta mudanças dignas de destaque. Agora, enjoy ur Chrome now!

[Google Chrome Blog]

sobre o autor
"Estudava Direito e trabalhava num órgão público. Para ele a área jurídica era a certa a seguir... até ter o seu primeiro computador. Após isso, estudava Direito Constitucional pensando em qual antivírus seria melhor e Direito Administrativo em qual sistema operacional deveria instalar. Não conseguiu conciliar os dois e decidiu largar as jurisprudências e adotar os bits. Hoje, é formado em Técnico em Informática e proprietário de um parrudo PC Frank e um mimado iPad. Trabalha como empreendedor da área tecnológica e agora é também editor do Guia do PC! E ele não se incomoda se você acompanhá-lo no Twitter: @Felipe__Alencar ou no seu blog pessoal."
  • Alex

    Cansei do Chrome sempre a mesma coisa, 17 versões e nada na interface muda. Até o meio do ano teremos o Chrome 20 ..

    Usando Firefox 10.0 Firefox 10.0 em Windows 7 Windows 7
    • Felipe Alencar

      Amigo, entenda que quando os navegadores são atualizados, eles não têm que obrigatoriamente mudar a sua interface. Ele tem que acrescentar novos recursos, melhorar a estabilidade e corrigir bugs. Não se muda time que está ganhando. Se a interface atual do Chrome está dando certo… maravilha!

      Usando Google Chrome 17.0.963.46 Google Chrome 17.0.963.46 em Windows 7 Windows 7
      • Lucas ^^

        A interface do chrome deixa a desejar em alguns aspectos como a disposição dos botões. Um exemplo é o botão “home”, qual motivo dele se encontrar no lado esquerdo da tela? A meu ver seria muito mais pratico ele do lado direito visto que o menu lateral da maioria dos sites fica localizado na direita (como é o caso desse site) além de que a barra de rolagem do navegador fica do mesmo lado. O mesmo pode se questionar sobre o botão “atualizar”.

        Boa Matéria Felipe.

        Usando Firefox 11.0 Firefox 11.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
        • Alex

          O chrome é muito bom sim, mas nem um botão da pra trocar de lugar, além disso quem usa o win7 deixe o chrome aberto e tente mudar o tema do sistema, ele demora mais do que com qualquer outro navegador, eu não entendo o porque disso, e também o chrome é o unico navegador que não tem recurso do aero peek, também tem outro bug que quando meu chrome esta aberto e eu clico em mostrar area de trabalho as abas ficam com uns quadradinhos embaixo da pagina .. obvio que todos navegadores tem defeitos mas nenhum até agora chegou na versão 17.

          Usando Firefox 11.0 Firefox 11.0 em Windows 7 Windows 7
  • Mauricio

    O Chrome ultimamente realmente não esta trazendo nada de novo, este pre carregamento já ocorria na versão 16 ¬¬

    Usando Firefox 11.0 Firefox 11.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Yan

    Chrome já é o melhor navegador…estavel, seguro e rápido!

    Usando Google Chrome 16.0.912.77 Google Chrome 16.0.912.77 em GNU/Linux x64 GNU/Linux x64
    • knight

      Seguro em q sentido?

      Sim pq o crhome é um spy dus infernus:.

      Usando Firefox 10.0 Firefox 10.0 em Windows 7 Windows 7
      • JuaaO

        Idai que ele espia e vende informacões..não tenho nada pra esconder pode espiar avontade

        Usando Google Chrome 19.0.1036.0 Google Chrome 19.0.1036.0 em Windows 7 Windows 7
      • Felipe Alencar

        Caro knight, desculpe desapontá-lo, mas o Mozilla Firefox também faz a mesmíssima coisa! Inclusive, 80% da receita da Mozilla vem do Google, por causada daquela barrinha de pesquisa.

        Usando Google Chrome 17.0.963.46 Google Chrome 17.0.963.46 em Windows 7 Windows 7
  • JuaaO

    Muito bom

    Usando Firefox 2.0.0.20 Firefox 2.0.0.20 em Windows 7 Windows 7
  • Jurubeba

    Estranho como no Lançamento do Fx10 foi feito um post medíocre e no Chrome foi feito um post exaltando o que tem de novo.

    Acho que pegar alguém que ama o Chrome pra fazer post de Fx não é o correto, foi nítida a discrepância entre ambos… Deveriam achar alguém que goste relamente do Fx pra fazer um post sobre ele…

    Usando Firefox 10.0 Firefox 10.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • Felipe Alencar

      Oi amigo Jurubeba.
      Eu não amo o Chrome. Eu amo minha mãe e minha namorada. O Chrome… eu só acho ele muito bom como navegador!
      Mas… brincadeiras (?) à parte, aponte, por favor, pelo menos duas mudanças no Firefox 10.0 que realmente mereçam destaque e que não foram citadas no post de lançamento.
      Não estou falando de melhorias de bugs e estabilidade, muito menos acréscimo de tags HTML5 e CSS3 que só vão ser úteis para os desenvolvedores. Me fale de mudanças realmente significativas para o usuário final.

      Usando Google Chrome 17.0.963.46 Google Chrome 17.0.963.46 em Windows 7 Windows 7
      • Jurubeba

        AmigA por favor, ou você acha que é só Homem que andam por estas bandas?

        Então é estranho como você trata as inclusões de Tags HTML5 e novas funções de CSS3 e 3D, pois se não for o Fx e o Chrome adotarem para os desenvolvedores usarem, nós usuários não teríamos a internet como é hoje, com o flash morrendo e uma interação nunca vista antes… Ou você acha que se não fosse por estes 2 browsers a MS iria se coçar para tentar adequar o IE por uma web mais padronizada?

        Outra coisa, será que os desenvolvedores não acessam este site? Eu sou uma… Eles (eu) não merecem(os) a audiência? Agora se este é um blog que aborda assuntos pela metade apenas para atingir um certo público, acho melhor não visitar mais este e continuar nos outros mais específicos…

        Usando Firefox 10.0 Firefox 10.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
        • Felipe Alencar

          Oi amiga Jurubeba.
          Primeiramente peço desculpas pelo equívoco. Seu nick não dá a entender que és uma mulher. À propósito, eu tenho um amigo cujo apelido na escola era Jurubeba, mas enfim, já estou divagando…
          Por favor, não me entenda mal. Eu não estou desvalorizando as implementações e melhorias em HTML5 e CSS3. Elas tem grande importância no desenvolvimento, tanto dos programas quanto da internet como um todo.
          Acontece, que o público “majoritário” do Guia do PC, não é formado por desenvolvedores. Além do mais, é complicado apenas citar as inclusões feitas, sendo que a maioria das pessoas não vai entender e sequer notar a diferença. Por isso, sempre colocamos um link para o changelog completo. Aí sim os desenvolvedores podem ver o que mais lhe interessará.
          Além disso, eu não sou desenvolvedor-web. Portanto, não tenho propriedade ou conhecimento suficiente para discorrer nesse campo. Agora lhe pergunto: Você prefere uma matéria que não contenham determinadas informações, ou uma matéria “completa” mas com informações/opiniões erradas e/ou equivocadas?
          Você decide.

          Usando Google Chrome 17.0.963.46 Google Chrome 17.0.963.46 em Windows 7 Windows 7
  • knight

    A Google anunciou na última quarta-feira (8 de fevereiro) o lançamento do Screenwise, projeto que vai pagar dinheiro para as pessoas que não se importam em ter seus hábitos na internet vigiados. Segundo a empresa, o objetivo é aprender mais sobre a forma como as pessoas navegam por seus sites favoritos e como interagem com eles.

    Para participar do novo programa, basta instalar um aplicativo que atua da mesma forma que uma extensão qualquer para o navegador. As recompensas vêm na forma de vales-presentes da Amazon — a cada três meses de participação, você recebe US$ 5 em descontos no site de vendas. A empresa vai pagar um valor máximo de US$ 25 para cada participante, o que significa um tempo de vigilância próximo de um ano e três meses no total.

    Usando Firefox 10.0 Firefox 10.0 em Windows 7 Windows 7
    • Felipe Alencar

      WOW, que legal!
      Pelo menos a Google está pagando por nossas informações, né? Mas acho que os outros navegadores se valem da máxima: colher dados de nossos usuários… não tem preço!
      :P

      Usando Google Chrome 17.0.963.46 Google Chrome 17.0.963.46 em Windows 7 Windows 7
      • Dri

        Só acho que pagam muito pouco e ganham milhares de vezes mais.

        Usando Google Chrome 17.0.963.46 Google Chrome 17.0.963.46 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
  • MalarKeY007

    Hahaha, só vendo essa notícia para notar mesmo.

    E eu achando que o botãozinho de nova aba tinha bugado… LOL

    Usando Google Chrome 17.0.963.46 Google Chrome 17.0.963.46 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Gérson Wálter

    Continuo fã do Firefox e todas as suas extensões, e não gostando de como o Chrome trata a memória e outras coisas.
    Mas enfim, browser wars não vão a lugar nenhum e o único jeito de decidir qual usar é por experiência mesmo, então não tenho realmente por que motivo comentar nas coisas do Chrome.

    Usando Firefox 99.0 Firefox 99.0 em Windows XP Windows XP
    • Ramires

      Caramba, a Mozilla acelerou mesmo o dev do Firefox, ja chegou na 99 ???

      Usando Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
      • Alex

        :P kkk =O

        Usando Firefox 11.0 Firefox 11.0 em Windows 7 Windows 7
      • Mauricio

        Com user agent da pra chegar a 1000000 fácil usaus

        Usando Firefox 12.0a2 Firefox 12.0a2 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Mateus

    Chrome é um bom navegador,mais vou continuar aqui com o meu Opera mesmo!

    Usando Opera 11.62 Opera 11.62 em Windows 7 Windows 7
    • Felipe Alencar

      Taí um navegador que tem minha simpatia. Usei o Opera durante muito tempo e realmente é muito bom! Até hoje eu sinto falta de alguns recursos no Chrome.

      Usando Safari 5.1 Safari 5.1 em iPad iOS 5.0.1 iPad iOS 5.0.1
  • João Locke

    Eu tb achei de péssimo gosto colocarem um entusiasta do Chrome pra falar as novidades do FF.

    Esse site que já foi referência virou blog.

    Então não é nenhuma surpresa que isso aconteça.

    Usando Firefox 10.0 Firefox 10.0 em Ubuntu x64 Ubuntu x64
    • Felipe Alencar

      Meu amigo, o Guia do PC sempre foi um blog! Não temos o menor interesse em ser um grande portal da imparcialidade. Até por que isso é uma tremenda ilusão.
      Aqui no GdPC nós priorizamos a opinião. E queremos conversar junto com os leitores, por isso que é importante haver opiniões diferentes.
      Eu, particularmente, não vi nada demais que merecesse destaque nesta nova versão do Firefox. Por isso que publiquei apenas uma nota sobre ele.
      Mas se você está achando os nossos posts e linha editorial tão insuficientes assim, pode clicar neste link e fazer sua parte.
      Abraços.

      Usando Google Chrome 17.0.963.46 Google Chrome 17.0.963.46 em Windows 7 Windows 7
  • Eduardo

    xD

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 Windows 7
  • Windows Ubuntu 8

    Google’re weird lately.

    Usando Firefox 10.0 Firefox 10.0 em Ubuntu Ubuntu
  • Felipe

    Daqui a pouco o Chrome já está na versão 50.

    Usando Google Chrome 17.0.963.46 Google Chrome 17.0.963.46 em Windows 7 Windows 7
    • JuaaO

      N° das versões dos navegadores é igual ano novo, só muda o n°, mas continua na mesma ^^

      Usando Google Chrome 21.0.1106.33 Google Chrome 21.0.1106.33 em Windows 7 Windows 7
  • http://www.futuronow.com João Vitor Mateus

    Não importa, Firefox é melhor.

    Usando Firefox 10.0 Firefox 10.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Fagner

    O Google Chrome ganhou adeptos devido à imensa propaganda. Quem iria imaginar que um dia um simples browser teria um comercial na emissora do Plim-plim e, em horário nobre ? Agora, até o Windows 7 entrou na brincadeira. Mozilla Firefox nem no rádio.

    Usando Google Chrome 17.0.963.46 Google Chrome 17.0.963.46 em Windows 7 Windows 7
  • Net 7 Mares

    Caraca! Não sei porque tanta discussão. Internauta quer é navegador rápido. Neste aspecto, o Chrome dá de 10 em todos, e só por isso, é preferido no Brasil. O resto é o mesmo que discutir futebol.

    Usando Google Chrome 16.0.912.77 Google Chrome 16.0.912.77 em Windows XP Windows XP
  • Marcos

    Nada me separa do Safari.

    Usando Safari 5.1.3 Safari 5.1.3 em Mac OS X 10.7.3 Mac OS X 10.7.3
  • Régis

    Estranho, mas aqui a prerenderização dos sites não está funcionando. Só funciona com os resultados de busca do Google… Ou isso funciona em segundo plano?

    Usando Google Chrome 17.0.963.46 Google Chrome 17.0.963.46 em Windows Vista Windows Vista
    • Régis

      Confirmado: é mesmo em segundo plano. Perguntei porque testei o Chrome no Ubuntu e lá não era em segundo plano. As páginas eram carregadas, como os resultados de pesquisas do Google…

      Usando Google Chrome 17.0.963.46 Google Chrome 17.0.963.46 em Windows Vista Windows Vista
  • Juca Bala

    Meu Firefox estava abrindo o bico.
    Então resovi testar o Chrome!
    Travou a máquina!
    Não aguentou as 110 janelas abertas ao mesmo tempo que o Firefox ainda aguenta.

    Usando Firefox 10.0.2 Firefox 10.0.2 em Windows XP Windows XP
  • Fabricio

    Usava Firefox não tenho nada contra, porém Google Chrome é melhor tanto em tema quanto em velocidade.

    Usando Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 em Windows 7 Windows 7
  • paulo

    eu usava o chrome mas ele so se preocupa com velocidade e nada de segurança entao vou continuar com meu Opera

    Usando Opera 11.61 Opera 11.61 em Windows 7 Windows 7