Notícias

Ligando os pontos: Windows 8 poderá ser lançado em setembro

Todos sabemos que a Microsoft está se preparando para lançar um novo sistema operacional, o Windows 8. Já tivemos uma prévia das novidades com o Developer Preview e estamos no aguardo da liberação do chamado Consumer Preview, que já tem até data marcada: 29 de fevereiro. Porém, ainda assim, será uma versão beta, e os menos ousados talvez não queiram ter o trabalho de instalar em suas máquinas, preferindo esperar a versão definitiva. Então, fica a pergunta: quando ela sairá?

É óbvio que a Gigante de Redmond não se pronunciou a respeito da data de lançamento da versão final do Windows 8, mas nada nos impede de especular. E, ligando alguns pontos, encaixando as peças desse quebra-cabeça, podemos chutar em um mês: setembro. Para começar com as evidências, veja esta imagem:

Roadmap da Fujitsu
Roadmap da Fujitsu - Atentem para o tablet com Windows 8 no final

Este é o roadmap da Fujitsu, apresentado hoje em uma conferência para a imprensa. Veja só o detalhe no quarto trimestre de 2012 e o que eles esperam lançar neste período: um tablet com Windows 8. Se eles estão planejando isso, é sensato pensar que o lançamento oficial do sistema se dê um pouco antes, concorda? Talvez no terceiro trimestre, que é formado pelos meses de Julho, Agosto e Setembro. Mas o que aponta mais fortemente para setembro?

Bem, no ano passado, durante o evento da Microsoft intitulado LAUNCH, que ocorreu em junho, o executivo Dan’l Lewin afirmou o seguinte: “nós mostramos um novo Windows para os desenvolvedores – se referindo à BUILD – em setembro, e em 12 meses estamos no mercado”. Bom, pelo menos a primeira parte já se cumpriu: o evento BUILD realmente ocorreu em setembro do ano passado, onde eles apresentaram o Windows 8 Developer Preview. Se em 12 meses eles estarão no mercado, como afirmou Dan’l Lewin, podemos esperar um Windows 8 para setembro de 2012, ou seja, final do terceiro trimestre. O que ratifica ainda mais esta ideia, são as afirmações de sites estrangeiros, como o Digitimes, que afirma isso com muita certeza.

Como se não bastasse isso, a diretora de relações públicas do Windows business Group, Janelle Poole, disse durante a CES 2012 que os lançamentos do Windows acontecem de 3 em 3 anos. O Windows 7, se não me falha a memória, foi lançado em outubro de 2009. Se a Microsoft realmente seguir essa diretriz, em outubro de 2012 teremos o Windows 8 já nas prateleiras das lojas. Mas segundo ela ainda enfatizou, o lançamento pode ser perto de outubro, e não exatamente no mês de outubro, ou seja… Setembro!

Isso por um lado é ruim, mas por outro é bom. É ruim pelo fator espera, afinal, são 7~8 meses de espera. Mas por outro é bom, pois assim teremos bastante tempo para testar o Consumer Preview e, posteriormente, o Release Candidate. Enfim, vamos esperar para ver se estas especulações e rumores fortes vão se concretizar. Mas uma coisa parece ser certa: deste ano o Windows 8 não passa!

[Engadget, The Verge]
Tags: Microsoft, Windows, Windows 8

Você também vai gostar

Leia também!