Notícias

O Android 4.0 mal respirou e o 5.0 já pode estar a caminho

Vejamos… Hoje nós já falamos sobre a possivel data de lançamento do Windows 8 e cobrimos as novidades do Developer Preview do OS X Mountain Lion, próxima versão do SO da Apple. Bom, já que estamos falando de sistemas operacionais, por que não tratarmos de mais um, né? Como você deve saber, o Android 4.0, chamado de Ice Cream Sandwich, foi lançado com muito alarde pela Google e Samsung há pouco menos de 4 meses. Ou seja, ainda é um sistema bem recente. Porém, ele só está presente em 1% de todos os dispositivos equipados com o robôzinho verde, somando smartphones e tablets.

Não é a aceitação que a Google sonhou, convenhamos. Mesmo com o sistema dando ainda seus primeiros passos e as fabricantes já programando as devidas atualizações, começaram a surgir rumores, encabeçados pelo site DigiTimes, de que a Gigante de Mountain View esteja preparando a quinta versão do sistema, codenome Jelly Bean, já para a metade de 2012! O site afirma que várias fabricantes de equipamentos em Taiwan já estão estudando a possibilidade de implantarem o novo sistema em seus aparelhos.

Se for verdade, muito provavelmente essa será uma resposta à baixa adoção do Ice Cream Sandwich. Os rumores dão conta de que o Jelly Bean será voltado para tablets, mas de uma maneira diferente que o Honeycomb fez. Confesso que esta parte em não entendi muito bem. Para os que chegaram agora no mundo verde da Google, até pouco tempo atrás o Android não era otimizado para tablets. Somente smartphones. Então eles lançaram o 3.0 Honeycomb, compatível apenas com tablets. E então ficou dividido: um sistema para celulares e outro para tablets. A chegada do Ice Cream Sandwich mudou isso e unificou o sistema, otimizando-o para ambos os dispositivos.

Androids
Quantos Androids diferentes, gente!

Se o ICS já atende os tablets, de que forma o Jelly Bean seria focado neste nicho? O pessoal do DigiTimes fala em um sistema híbrido, duplo. Alguns analistas falam na junção do Android com o Chrome OS, que também não teve tanta aceitação assim. Se realmente acontecer como está se especulando, teremos aparelhos com dual boot de Android e Chrome OS. Embora eu não consiga imaginar como o Chrome OS acrescentaria na experiência do usuário, já que ele é essencialmente um navegador como sistema operacional. Fala-se ainda em um dual boot com o Windows 8, coisa que eu duvido muito que a Microsoft permita.

Enfim, importante lembrar que são apenas rumores. E o site DigiTimes não acerta sempre nas suas apostas, portanto, há margem para dúvida. Mas podemos refletir: a versão do Android mais usada atualmente, de longe, é a 2.3 Gingerbread. O Honeycomb não emplacou e nem vai. O Ice Cream Sandwich caminha à passos de tartaruga e há poucos aparelhos rodando o sistema, apenas os top de linha. Não seria um momento para a Google repensar o sistema de distribuição do Android? A fragmentação já começa a ficar bem clara e os usuários demoram meses para receber os softwares mais recentes. A caminhada de Microsoft e Apple para unificar sistemas desktops e móveis pode muito bem roubar muitos usuários do Android. Bem, por ora, nada confirmado pela Google, mas independente desses boatos serem verdade ou não, é hora de começar a refletir nas estratégias, Google!

[DigiTimes]
Tags: Google

Você também vai gostar

Leia também!