Dicas e tutoriais

Como ocultar uma conta de usuário no Windows 7

Em determinadas situações, algumas contas de usuário são criadas para determinados fins e depois perdem a utilidade. Mas talvez estas mesmas contas precisarão ser usadas no futuro. Mas você não quer ver essas contas lá o tempo todo, então por que não ocultá-las sem a necessidade de excluí-las?

Um exemplo básico disso é a conta de Administrador. Eu precisei instalar o Windows 7 numa máquina virtual e o software com recursos adicionais e drivers da máquina virtual por algum motivo enfiou a conta de administrador na tela de logon do sistema. Eu logo pensei: “não preciso disso aí, cai fora”, e segui a dica abaixo.

Atenção: esta dica envolve configurações localizadas no Editor de Registro do Windows e, caso algum passo seja feito errado, problemas podem aparecer subitamente. Se você não se sente seguro das modificações que serão feitas, faça um backup delas.

  1. Abra o Editor de Registro do Windows, indo em Iniciar e pesquisando por regedit.
  2. Navegue pelas chaves:
    HKEY_LOCAL_MACHINE \ SOFTWARE \ Microsoft \ Windows NT \ CurrentVersion \ Winlogon \ SpecialAccounts \ UserList. Observação: Em algumas situações, as chaves SpecialAccounts e UserList podem não existir. Caso seja assim no seu computador, crie as respectivas chaves, clicando com o botão direito em cima de Winlogon, escolhendo a opção Novo > Chave e dando os respectivos nomes, exatamente como está descrito acima: SpecialAccounts dentro de Winlogon e UserList dentro de SpecialAccounts.
  3. Dentro de UserList, clique no painel da direita do Editor de Registro, em Novo e selecione Valor DWORD.
  4. Altere o nome do item para o nome exato da conta de usuário que será ocultada.
  5. Feche o Editor do Registro e faça logoff.
Como tudo deve ficar no final.
Como tudo deve ficar no final.

Se tudo der certo, a conta marcada no registro do sistema operacional não aparecerá mais na tela de logon do Windows, até que você a remova do registro.

Tags: Microsoft, Windows 7

Você também vai gostar

Leia também!