Notícias

Segoe UI ganha retoques no Windows 8

A Segoe UI é a fonte “carro-chefe” do Windows desde o Vista até o atual 7. Desde então, ela vem sendo usada para tudo do sistema operacional da Microsoft. No Windows 8 não é diferente. A linda fonte continua dominando tudo, mas ganhou alguns sutis retoques.

Imagem por Long Zheng/istartedsomething.

O Windows 7 usava a versão 5.00 da fonte, o Windows 8 Developer Preview usava a 5.12 e o Windows 8 Consumer Preview está, atualmente, com a 5.16, que trouxe algumas leves mudanças. Os principais caracteres da fonte que sofreram mudanças foram as letras I e Q e os números 1, 2 e 7. A letra “I” perdeu a serifa, assim como o número “1”. A perninha da letra “Q” deixou de ser curvada para ser completamente reta e os números “2” e “7” agora estão com traços mais arredondados. Além disso, a nova versão da Segoe UI também traz a família Semilight.

Particularmente, achei bonitos esses retoques, porém, já olhando “por cima”, achei um possível problema: a velha confusão entre as letras I e l minúsculos. É de se supor, que, com a perda da serifa da letra I, haja mais confusões desse tipo. Veja você mesmo:

O que você acha?
O que você acha?

E aí: qual das duas linhas usa uma letra L no lugar de I? Como eu disse, não está difícil. [istartedsomething]

Tags: Microsoft, Windows 8

Você também vai gostar

Leia também!