Notícias

Um Domingo Qualquer #020: O melhor Stop Motion EVER!

Você já deve ter visto alguns  stop motions na vida. Stop Motion é uma técnica muito utilizada no cinema para criar animações, especialmente à baixo custo. Apesar de ser relativamente barata de se produzir, ela é extremamente trabalhosa! Você deve ter um cenário fixo e alguns elementos, que pode ser qualquer coisa, bonecos dos power rangers, massinhas de modelar, desenhos em folhas de papel ofício ou simplesmente moedas. A parte trabalhosa vem da forma como a animação é feita, ou seja, quadro a quadro. Lembra da clássica animação onde você desenha um boneco num canto da folha, e vai desenhando o mesmo personagem nas outras folhas com leves mudanças afim de dar a sensação de movimento? Então, é mais ou menos por aí.

No Stop Motion, você fotografa o cenário, com os elementos posicionados do jeito que você quer, e a partir daí vai alterando levemente a posição dos elementos, sempre tirando novas fotografias. No final de tudo, coisa que dependendo do seu projeto pode levar alguns meses, você junta todas as fotografias tiradas em sequência, num espaço muito curto entre uma e outra, de forma que dê a sensação de movimento, mas não fluido, como se fosse uma filmagem, mas com alguns pequenos “travamentos”, para que possamos perceber que ali, na verdade, são várias fotografias em sequência. Na verdade, todo filme, são várias fotografias em sequência. Em geral 24 por segundo.

Resumindo, fazer um Stop Motion é trabalhoso pra caramba! Mesmo assim, existem trabalhos muito bons espalhados na internet. Basta dar uma rápida procurada e você encontrará vídeos magníficos. No entanto, nenhum se compara a este que mostrarei a você hoje. Feito por um usuário do Vimeo chamado Burayan, ele conseguiu fazer este stop motion, intitulado Proteigon:

Sensacional, não!? Se não for O Melhor Stop Motion já produzido, sem dúvida alguma está entre os melhores. Sem falar na trilha sonora, muito bem encaixada. Espero que tenha gostado do Um Domingo Qualquer de hoje e aproveite o restinho do seu final de semana. Até amanhã. :)

Você também vai gostar

Leia também!