Notícias

Complexo do Alemão, no Rio, agora contará com internet Wi-Fi grátis

Favela_Morro_do_Alemao

No ótimo Tropa de Elite 2 o perspicaz Cap. Nascimento disse algumas verdades, como por exemplo: “Favelado gosta de assistir TV à cabo. Favelado bebe água. Favelado acessa à internet. Favelado usa gás“. Internet é bom e todo mundo gosta. Independente de credo e classe social. Mas como no Brasil as coisas nunca são fáceis, temos um dos acessos mais lentos do mundo e uma das conexões mais caras. E isso não raro exclui as pessoas mais humildes do acesso a esta grande rede. O Governo do Rio de Janeiro, levando à cabo um ótimo projeto chamado Rio Digital, inaugurou no último dia 08 de março uma novíssima infraestrutura de rede sem fio. Com ela, diversas comunidades, incluindo o conhecido Complexo do Alemão, terão acesso à internet de graça, por meio de qualquer máquina com uma antena wi-fi, seja ela um desktop, notebook, celular, tablet, etc…

Por enquanto, apenas dois “morros” possuem cobertura completa, a saber, o Morro do Adeus e o Morro da Baiana. O alcance aumentará gradualmente, mas já na próxima quarta-feira, o Complexo do Alemão, conjunto formado por cerca de 13 comunidades, já começará a ter acesso. Segundo as previsões do governo, até julho do ano vigente todas as comunidades já contarão com o acesso Wi-Fi. Bem, em se tratando dos planos do governo, é sempre bom não confiar muito nos seus prazos, mas se eles conseguirem cumprir a meta até o final desse ano, já será uma grande conquista.

Favela_Morro_do_Alemao
Morro do Alemão

A logística não exige nada muito complexo. Os responsáveis dividiram a área total em 5 áreas distintas e as trataram separadamente. Cada uma delas recebeu 39 antenas, que abrirão as comportas da “nuvem” para a comunidade. O Governo não deu informações a respeito de velocidade ou de eventuais restrições no acesso. Mesmo assim, só o fato de não precisar ir numa lan house para fazer o que quer que seja já é uma vantagem. Se a velocidade for de pelo menos 1 Mb/s, já dá para navegar tranquilamente pela maioria dos sites. Quando o projeto estiver completo, cerca de 380 mil pessoas serão beneficiadas! Na boa… são muitas pessoas!

Por mim, eu daria um computador com acesso à internet para cada família do nosso país! Como não tenho condições para isso, só me resta elogiar programas como este, do governo. Há quem critique a “incrusão social“, como eles gostam de falar pejorativamente, mas eu sou mais do que a favor. Não há motivos válidos para excluir tanta gente do acesso a essa ferramenta de aprendizado e lazer. Mimimi vão orkutizar a internet mimimi. Às farras quem pensa assim! Internet é uma ferramenta fantástica e que, de uma forma ou de outra, beneficia os seus usuários. Só acho que caberia aí também, um programa que conscientizasse o uso correto da rede, as possibilidades que ela abre, e as diversas formas de aprendizado disponíveis. Enfim, fiquei feliz de ver este programa e de saber que nem todo o dinheiro que pagamos com impostos vai embora pelo ralo da corrupção.

[Tecnoblog]
Tags: Internet

Você também vai gostar

Leia também!