Dicas e tutoriais

Dicas para Windows: Como tirar o nome “- atalho” dos atalhos do Windows?

Quando nós criamos um atalho diretamente de um arquivo no Windows, automaticamente é adicionada a palavra “Atalho” no atalho (ou Shortcut, dependendo do idioma). Assim, um atalho de um arquivo chamado img0 seria “img0 – Atalho“.

O problema é quando vários atalhos estão juntos em algum lugar e a identificação de um atalho torna-se desnecessária. Pra quê aquele monte de “- Atalho”, ainda mais quando já existe um indicador de atalho? Se você não quer mais que isso seja adicionado a atalhos no sistema, esta dica é para você.

A dica usa o registro do Windows para que funcione. Se você não tem intimidade com esta parte do sistema, pode testar, mas faça um backup antes, ou vai dar caca se você errar alguma coisa.

Para remover o nome dos atalhos criados de arquivos no Windows:

Alterando uma chave, os atalhos nao terao mais "Atalho" no nome, literalmente.
Alterando uma chave, os atalhos nao terao mais "Atalho" no nome, literalmente.

1. Entre no Editor de Registro do Windows, pressionando Ctrl + R, digitando regedit e clicando em OK. Dependendo das configurações do Controle de Conta de Usuário, confirme a permissão normalmente.

Atalho com "atalho" e sem "atalho", no Windows 8.
Atalho com "atalho" e sem "atalho", no Windows 8.

2. Vá para HKEY_CURRENT_USER\  Software\ Microsoft\  Windows\ CurrentVersion\ Explorer. À direita, procure pela chave link, em formato binário (REG_BINARY).

3. Remova qualquer valor da chave, deixando-a em 00 00 00 00 e reinicie o Windows Explorer ou faça logoff e logon no sistema, se não souber fazer o primeiro.

Assim, o sistema não colocará mais o nome nos atalhos, facilitando a organização deles. Visto tudo isso, faça você mesmo o teste: experimente arrastar um arquivo com o botão direito e escolher a opção “Criar atalho” antes e depois dessa dica. O resultado você pode ver ao lado.

O que achou desta dica? Pode não parecer muito útil, mas é uma forma de melhorar a estética e organização dos seus arquivos. Tem alguma dica que queira ver publicada aqui no Guia do PC? Então nos envie um e-mail para contato@guiadopc.com.br. Você também pode entrar em contato conosco por este formulário de contato. Veja também outros posts da coluna Dicas para Windows:

Tags: Windows

Você também vai gostar

Leia também!