Notícias

Momento histórico: O dia em que o Instagram foi lançado para Android

Instagram

A frase dita por Neil Armstrong ao dar os primeiros passos na Lua pode se aplicar muito bem ao dia de hoje: “Este é um pequeno passo para um homem, mas um salto gigantesco para a humanidade”. Este dia entrará para os livros de História, tenho certeza! O dia em que foi lançado o Instagram para Android! Se você não sabe, Instagram é era um aplicativo exclusivo para o iOS que tem uma funcionalidade simples: tirar fotos, aplicar os mais diversos filtros e compartilhar nas redes sociais. Por algum motivo que foge à minha compreensão este app fez bastante sucesso e se tornou uma espécie de rede social fechada, um “clubinho para os ricos donos de iPhone“. Muitas pessoas dizem que o Instagram “enfeia” (existe essa palavra?) as fotos. Eu, como péssimo fotógrafo que sou, discordo. Eu gosto dos efeitos usados e acho bacana o visual que as imagens adquirem depois de passar pelas edições do programa.

Mas hoje, porém, essa exclusividade acabou. Já havíamos falado antes sobre a página de cadastro que os desenvolvedores criaram para os interessados em se afiliar ao “clube”. Mas hoje a longa espera terminou e qualquer um com um smartphone que possua uma câmera, rodando no mínimo o Android 2.2 (Froyo) pode se tornar um hipster e tirar suas fotos de marmitas, cachorrinhos e outras besteiras. O app para Android se parece muito com a já veterana versão para iOS, tanto no design quanto na funcionalidade e número de recursos. É possível compartilhar suas “obras de arte” no Facebook, Twitter, Tumblr e Foursquare. No iOS há ainda opção de compartilhar no Flickr, que no Android ficou de fora. Talvez eles a adicionem em breve.

Instagram
Instagram para Android

A variedade de filtros, a característica mais marcante do Instagram, também é a mesma nesta nova versão para o robôzinho verde. A única que ficou de fora foi o filtro tilt-shift, que é o de borrar determinadas partes da imagem. A interface, como você deve imaginar, é a mesma. Assim, quem já usou o software num iGadget não vai sentir a mínima dificuldade em usar num celular “androidiano“. A função social do aplicativo também se faz presente. Ou seja, você pode curtir e comentar nas fotos dos seus amigos. Os dois desenvolvedores responsáveis pela versão para Android mencionaram que ele teria recursos exclusivos para a plataforma, mas pelo menos neste primeiro momento nada de novo há.

Independente disso, hoje é um dia muito especial. Chegaria a dizer que é comparável ao Dia D, à chegada do homem à Lua, à queda do muro de Berlim, às Diretas Já e tantos outros marcos históricos que me fogem à memória agora. Para participar deste dia, basta acessar o Google Play e fazer o download do aplicativo para seu smartphone. Ah! Ele é gratuito. Pois se custasse US$ 0,99 já eliminaria 95% dos usuários em potencial. E roda em qualquer celular, contanto que tenha câmera e Android 2.2, no mínimo. Sim, o seu Galaxy 5 pode participar da brincadeira. :)

Tags: Downloads, Software

Você também vai gostar

Leia também!