Notícias

Novas versões do Chrome OS ganham desktop e papel de parede

Launcher de apps do Chrome OS.

Os primórdios do Chrome OS eram simplistas; o “sistema operacional” do Google era praticamente apenas um navegador dentro de um computador, nada mais. Totalmente baseado na nuvem, o Chrome OS não tinha área de trabalho, ícones ou barra de tarefas. Com o passar do tempo, o sistema começou a ganhar forma e, aos poucos, foi ganhando recursos interessantes, como o gerenciador de arquivos.

Desktop do novo Chrome OS.
Desktop do novo Chrome OS.

Uma versão dev recente do Chrome OS (19.0.1048.17) trouxe uma mudança bem radical desde que o sistema foi anunciado, em meados de 2010: a presença de um DWM (Desktop Window Manager), que é um gerenciador de janelas e área de trabalho. Resumindo, agora há um desktop e um papel de parede que poderá ser personalizado pelo usuário (chamado por eles de Aura UI). Sem mais delongas, o sistema pedirá para que o usuário escolha um papel de parede para personalizar o novo desktop do sistema, que trará um Launcher com todos os apps instalados pela Chrome Web Store de uma maneira bem semelhante ao Launchpad no Mac OS X Lion.

Launcher de apps do Chrome OS.
Launcher de apps do Chrome OS, bem parecido com o Launchpad.

Além disso, agora há também uma nova barra de tarefas, com os apps abertos. Estes apps continuam sendo abertos em guias dentro do navegador, afinal, é um Chrome. Essa nova versão trouxe também atualizações no player de áudio e vídeo nativo e novos modos para múltiplos monitores.

Nova "barra de tarefas".
Nova “barra de tarefas”.

O Chrome OS 19.0.1048.17 funcionará apenas nos Chromebooks Samsung Series 5 e Acer AC700. O Chromebook do Google (CR-48) não está entre os que receberão (pelo menos por enquanto) esta atualização. Parece que não há o recurso de aceleração de hardware necessário para a execução do DWM nele. :(

Techcrunch via The Verge

Tags: Google

Você também vai gostar

Leia também!