Veja mais notícias

Sony sofrerá reestruturação gigantesca e se chamará One Sony

11 Comentários

É, amigos, não está fácil para ninguém. Algumas empresas, em determinados momentos e por causa de certos produtos, conseguem tamanho sucesso que passam a fazer parte da “cultura popular”. Por exemplo, quem cresceu nos anos 90 com certeza conhece a Sony por causa de seu console de games, o PlayStation. A empresa também ficou conhecida por suas câmeras fotográficas de fácil manuseio e baixo custo, que fizeram sucesso entre o público de menor renda. Além disso, ela atua em outros setores do mercado, como o de computadores pessoais, principalmente sua linha Sony Vaio, e o de televisores, com a linha Bravia. Com um último ano fiscal que não foi nada agradável de se ver e amargando sérios prejuízos em diversos setores, a gigante japonesa anunciou hoje, em um press release, que fará uma enorme reestruturação, mudando até o nome! Passará a atender pela alcunha de One Sony.

Essa será a maior mudança sofrida pela empresa em toda a sua história! O objetivo dessa reestruturação é, parafraseando o documento por eles liberado, “revitalizar e fazer crescer o setor de eletrônicos para gerar novo valor“, em uma tradução livre. Traduzindo para o nosso entendimento, eles vão alterar alguns setores para ganharem mais dinheiro. Dentre as atitudes que eles tomarão, estão a demissão de mais de 10 mil funcionários, cuja maioria será remanejado para outras empresas que comprarão parte dos negócios da Sony. Fora isso, eles pretendem investir 75 bilhões de ienes – o equivalente a 1,69 bilhão de reais – em setores da empresa que trazem maiores lucros. E quais são esses setores? Games, imagem digital e aparelhos móveis, justamente os nichos onde a Sony tem uma presença mais forte.

Sony 2

 

No setor de games, a japonesa briga de igual para igual com a Microsoft e Nintendo. As suas câmeras powershots fazem bastante sucesso entre o público, como eu já falei acima. Há ainda as câmeras profissionais, que têm um público fiel e específico. Não é um setor que pode ser deixado de lado. E quem procura qualidade em notebooks, as encontra com certeza na linha Sony Vaio, embora não encontre junto preço camarada. A expectativa dos executivos da companhia, é que com essa reestruturação, eles consigam gerar uma receita de mais ou menos 8,5 trilhão de ienes – convertendo para reais dá 192,5 bilhões (!) -, até o final do ano fiscal de 2014. Isso deve tirar a Sony do buraco em que ela se insere agora. Em termos percentuais, isso significa 70% de todo o mercado, nestes três setores.

Outra medida, além das demissões e dos investimentos, é a diminuição na produção de TVs. Como tudo da Sony é muito caro, ela não viu uma grande saída de seus televisores. Talvez por que o consumidor médio só queira sentar no sofá e assistir sua novela. E não navegar pelo Youtube, redes sociais e jogar Angry Birds pelo controle remoto de 400 botões, e ainda pagando uma fortuna para isso. Assim, o setor de televisores da empresa sofrerá uma redução de 40%. Visando ainda seus altos preços, ela vai investir nos mercados emergentes (oia nóis!), diminuindo o preço dos produtos, que atualmente chegam quase a ser um luxo. Bom, vejamos se essa reestruturação e adoção de um novo nome, One Sony, trará resultados e ela nos apresente produtos melhores e com preços mais baixos.

[Tecnoblog]

sobre o autor
"Estudava Direito e trabalhava num órgão público. Para ele a área jurídica era a certa a seguir... até ter o seu primeiro computador. Após isso, estudava Direito Constitucional pensando em qual antivírus seria melhor e Direito Administrativo em qual sistema operacional deveria instalar. Não conseguiu conciliar os dois e decidiu largar as jurisprudências e adotar os bits. Hoje, é formado em Técnico em Informática e proprietário de um parrudo PC Frank e um mimado iPad. Trabalha como empreendedor da área tecnológica e agora é também editor do Guia do PC! E ele não se incomoda se você acompanhá-lo no Twitter: @Felipe__Alencar ou no seu blog pessoal."
  • BMWBSP

    É uma pena que a Sony esteja nessa situação amarga. Gosto muito dos seus produtos, apesar de serem quase sempre os mais caros.
    Esta notícia pegou-me de surpresa, eu sempre considerei-a como uma das mais sólidas empresas japonesas.
    Mas façamos votos para que eles se reergam em breve.

    Usando Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 em Windows 7 Windows 7
    • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

      Não é tão surpresa assim. Há anos a Sony está no vermelho, tendo grandes prejuízos anuais. A surpresa é ela não ter vendido unidades, como a de TV, pra poder sobreviver.

      Usando Firefox 11.0 Firefox 11.0 em Ubuntu 11.10 Ubuntu 11.10
    • suzane flag

      pois eu gostei de saber que essa porcaria de sony vai acabar. nunca resolveram o problema do meu equipamento que veio com defeito. malditos miseráveis. que morram todos. desgraçados. enroladores da eletrônica e agora como se sabe chinesa total de merda.

      Usando Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 em Windows 7 Windows 7
    • http://felipe-alencar.posterous.com Felipe Alencar

      Oi BMWBSP.
      A Sony realmente é uma empresa que faz produtos de qualidade e uma companhia bem sólida no mercado, com bastante renome. Porém, alguns erros de estratégia de mercado acabam se tornando “estragédia” de mercado e rendendo prejuízos bem relevantes.
      Acredito que se ela tiver um pouco mais de cautela nas suas ações e novos lançamentos deva se firmar numa base sólida novamente.
      Abraços.

      Usando Google Chrome 18.0.1025.152 Google Chrome 18.0.1025.152 em Windows 8 Windows 8
  • Rodrigo

    A Sony geralmente faz produtos de qualidade, o meu notebook é um deles. Espero que eles mantenham ou melhorem ainda mais a qualidade.

    Usando Opera Next 12.00 Opera Next 12.00 em GNU/Linux x64 GNU/Linux x64
    • suzane flag

      sony dos infernos.
      pois do fundo do meu coração quero que eles quebrem o pescoço. malditos enroladores tecnológicos que nada fazem para reparar as merdas que vendem. canalhas fdps sony dos infernos.

      Usando Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 em Windows 7 Windows 7
      • http://felipe-alencar.posterous.com Felipe Alencar

        Meu Deus!!! Quanto ódio nesse coraçãozinho! =O

        Usando Google Chrome 18.0.1025.152 Google Chrome 18.0.1025.152 em Windows 8 Windows 8
  • Robertinho

    Xiii,
    A coisa já não ia bem, ainda os hacker ferraram com a PSN…
    Agora a Microsoft nada de braçada com o Xbox.

    Usando Google Chrome 18.0.1025.152 Google Chrome 18.0.1025.152 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • http://felipe-alencar.posterous.com Felipe Alencar

      Hahahahaha!!! É verdade, havia me esquecido desse detalhe do ataque hacker que ela sofreu na PSN. No campo de games, acredito que a briga vai ser boa. Embora eu não seja adepto de jogar no console (pra ser sincero, hoje eu não estou jogando é em canto nenhum), sei que o desenvolvimento nesse setor é importante.

      Usando Google Chrome 18.0.1025.152 Google Chrome 18.0.1025.152 em Windows 8 Windows 8
  • JuaaO

    O sistema monetário está falindo =x

    Usando Google Chrome 20.0.1096.1 Google Chrome 20.0.1096.1 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
  • luciano oliver

    Felipe Alencar, você é o colírio de todos os meus olhos…

    Usando Google Chrome 18.0.1025.162 Google Chrome 18.0.1025.162 em Windows 8 Windows 8