Notícias

Novo iPad é homologado pela Anatel

iPad 3

Um dos requisitos para que aparelhos eletrônicos importados sejam vendidos legalmente em nossas terras ensolaradas, é ele ter a aprovação da Anatel, órgão responsável por regular e fiscalizar as telecomunicações e seus equipamentos no país. A nova geração do tablet mais desejado do mundo, iPad, lançada há pouco mais de um mês nos EUA e em outros países, obteve essa aprovação no início da noite de ontem, conforme podemos conferir nesta página do órgão regulador. Abaixo, o certificado de conformidade técnica:

Homologação do iPad 3ª Geração

Dois modelos adquiriram a autorização, o A1416 e o A1430, que são, respectivamente, os modelos 3G/4G e o que só conta com Wi-Fi. Outro dado interessante que pudemos notar, é o detalhe que versa sobre as unidades fabris deste novo modelo. É uma fábrica na província de Shenzhen, na China, e na cidade de Judiaí, em São Paulo. Isso mostra que a fábrica brasileira, aberta recentemente, não será destinada à produção do modelo antigo do tablet, e sim trabalhará com as versões mais atuais. Como sabemos, o iPad de terceira geração conta com conectividade 4G, porém nós não tiraremos recurso desta tecnologia por dois motivos: Primeiro, por que o Brasil ainda não dispõe de redes 4G. Só nesta semana o edital de licitação das redes LTE foi aprovado pela Anatel. Segundo, as redes 4G brasileiras vão operar na frequência dos 2,5 GHzm frequência esta não suportada pelo iPad. Ou seja, nada de 4G nos tablets da maçã, que por enquanto só suportam as frequências usadas nos Estados Unidos.

Atente que esta homologação não defini a data que as vendas começarão. Isso depende só da Apple. Mas levando em conta o período dos modelos anteriores, como o iPad 2, pode ser que ele comece a ser vendido a partir do mês de junho. Talvez na segunda metade. Não sabemos nada sobre o preço ainda. Mas acredito que ele vá seguir a mesma faixa dos modelos anteriores. Visto que o iPad 2 baixou de preço – R$ 1399,00 – meu palpite é que a versão básica do tablet (16 GB e Wi-Fi) seja comercializada por R$ 1.649,00 ou em torno disso. O grande diferencial da nova geração de tablets da Maçã é a sua Tela retina, com uma espantosa resolução de 2048 x 1536 pixels. Segundo relatos, ler no iPad ganhou um novo significado. Como eu leio bastante no tablet e o meu ainda é o da primeira geração, confesso que estou bem ansioso para que as vendas comecem. E você?

Tags: Apple, Gadgets

Você também vai gostar

Leia também!