Dicas e tutoriais

Dicas para Windows: Tenha informações detalhadas sobre sua bateria com o BaterryInfoView

A bateria é uma das partes mais importantes de um notebook, já que é ela que não deixa você preso a um fio o tempo inteiro. Como um bom usuário de notebook, é sempre bom cuidar da bateria, para que ela não te deixe na mão na pior hora.

O Windows não tem muitas soluções para informações detalhadas da bateria. Foi pensando nisso que o BatteryInfoView foi desenvolvido. O software gratuito mostra informações bem detalhadas sobre tudo da bateria do seu portátil. Lá pode-se ver o nome da bateria, fabricante, número serial, data de produção, estado de funcionamento (carregando/descarregando), capacidade atual em porcentagem, capacidade máxima após carregada, voltagem, química usada, ciclos de carga/descarga feitos, temperatura e — acredite — muito mais.

BatteryInfoView.
BatteryInfoView.

Apesar de oferecer suporte à visualização de todas estas informações, vale notar que sua bateria deve suportar o monitoramento através deste utilitário. Dependendo do modelo da sua bateria, algumas informações podem não ser exibidas devido a falta de um sensor/chip que relate tal dado, como por exemplo, tempo estimado para o descarregamento total.

O BatteryInfoView oferece também um log da atividade da sua bateria, que conta com uma entrada adicionada a cada 30 segundos, ou então outro intervalo de tempo que você queira configurar; fica a seu critério. A janela é exibida ao pressionar F8 dentro do programa. O log também oferece uma opção de exportação para formatos CSV, XML e outros. Para retornar ao modo de visualização de informações da bateria, basta pressionar F7.

Log de informações do BatteryInfoView.
Log de informações do BatteryInfoView.

O BatteryInfoView pode ser baixado diretamente do site oficial. Compatível com Windows 2000, XP, Vista e 7. Vale lembrar que o programa apenas te ajuda a monitorar o uso que está sendo feito da bateria. Mas ele não economiza ou prolonga a vida útil dela. Para aprender a economizar e a aumentar a vida útil deste tão importante componente, leia o nosso artigo 10 dicas para economizar a bateria do seu notebook.

Gostou da nossa coluna Dicas para Windows desta semana? Esperamos que sim. Caso queira ver alguma dica aqui, basta nos enviar a sua sugestão para o endereço contato@guiadopc.com.br ou entrar em contato por meio de nosso formulário. Enquanto isso, veja outros de nossos artigos relacionados com o Windows:

Tags: Destaques, Dicas para Windows, Downloads, Software, Windows

Você também vai gostar

Leia também!