Notícias

Gmail ganha tradução automática e outros recursos do Labs

Um dos lemas da Google é “inovar sempre“. Você já deve ter lido em algum lugar por aí sobre como seus escritórios são bacanas e como é maravilhoso trabalhar lá. Os funcionários podem se engajar nos seus projetos pessoais e desenvolvê-los à vontade. A empresa até banca e compra seus projetos, como foi o caso do Orkut e do Youtube. Assim, muita coisa nova acaba surgindo de lá e nem sempre é um novo produto ou serviço. Muitas vezes é uma implementação, melhorias de grandes serviços já existentes. Como você já deve saber, o cliente de webmail da companhia, o Gmail, possui uma área chamada Labs (Laboratório) cujo objetivo é justamente permitir que o usuário teste recursos não disponíveis por padrão. Eles não foram devidamente testados pelos engenheiros e podem causar instabilidade na sua conta, mas estão lá exatamente para isso, para serem testados. Se a aceitação entre os usuários for muito grande, ele é promovido para “recurso padrão”. Foi o que aconteceu esta semana. Três “experimentos” do Labs ganharam foram promovidos.

A primeira delas foi o tradutor automático. Não sei se você costuma receber muitos e-mails em outros idiomas, aqui na minha conta com uma certa frequência caem e-mails em línguas estrangeiras. Em empresas isso é bem comum! Desde 2009 o Gmail Labs contava com este recurso, que foi muito bem aceito entre os usuários. Devido a isso, ele tornou-se padrão e todas as pessoas que se decidiram por usar a solução da Google agora contam com um tradutor automático de mensagens. Toda vez que receberes uma mensagem cujo idioma seja diferente do que estiver configurado na sua conta, aparecerá um link no topo oferecendo a opção de traduzir. Isso já poupa o tempo de selecionar o texto, copiá-lo e colá-lo no Google Tradutor. Eu, particularmente, gostei bastante da novidade.

Exemplo da tradução automática

Outros recursos que acompanharam o tradutor nesta subida de degrau, foi o Title Tweaks e Smart Mute. O primeiro altera o título da aba onde o Gmail está aberto. Se você estiver lendo algum e-mail, a aba ficará com o título do e-mail. Isso é útil para quem abre milhões de abas ao mesmo tempo, como eu. O segundo recurso marca as mensagens de uma conversa já como lidas. Por exemplo, você trocou e-mails com uma pessoa e já arquivou as mensagens. Caso ela mandasse um novo e-mail para aquela thread, as conversas voltariam para sua caixa de entrada. Se não for algo muito relevante, você pode ativar esta opção e as novas mensagens já serão marcadas como lidas.

Porém, o dia não foi só de alegria para esse experimentos. 08 (!) recursos foram desativados e removidos do Labs. E o mais curioso é que alguns eram bem queridos pelos usuários. Um deles era a pré-visualização de mensagem ainda na caixa de entrada. Outro era os gestos por mouse, que eu usava. :( Outro que entrou no rolo foi o Mail Googles, que oferecia um desafio matemático se você tentasse enviar e-mail na sexta-feira a noite, já que você estaria potencialmente bêbado. Hahaha!!! Ah! O jogo da cobrinha também saiu do Labs. Enfim, o que achou dos novos recursos implementados? Usava alguns dos experimentos que foram extintos pela Google?

[Google Blog]
Tags: Google

Você também vai gostar

Leia também!