Notícias

Windows 7 e Xbox 360 poderão ser barrados na Alemanha

Se lhe perguntassem qual é a empresa de tecnologia mais birrenta da atualidade, qual você responderia? Eu diria que é a Motorola. Mas no fundo no fundo, sei que ela está apenas sendo usada pela Google para atacar no âmbito judicial as empresas concorrentes. Já faz algum tempo pendengas judiciais se arrastam nos tribunais de vários países, envolvendo a já mencionada Motorola e a Apple. A briga é, essencialmente, por causa de patentes. Ambas se acusam mutuamente. A briga entre Motorola Google e Apple já é relativamente antiga. Agora, ela tem um novo desafeto. E também é uma gigante: a Microsoft. No último embate, a Gigante de Redmond saiu perdendo, e poderá ter a venda de seus principais produtos proibida na Alemanha. São eles: O Windows 7, carro-chefe da empresa, e o Xbox 360, console que garante a força da Microsoft no mercado de games.

A proibição, como não poderia deixar de ser, envolve patentes, desta feita relacionadas com o codec de vídeo H.264, de propriedade intelectual da Motorola. A empresa fundada por Bill Gates está sendo acusada de usar a patente sem autorização em seus produtos, o que inclui também os softwares Windows Media Player e Internet Explorer. O codec em questão é especialmente importante, por que ele é amplamente usado na web, principalmente em sites como o Youtube, que concentra um grande número de visitações. Assim, é de interesse a Microsoft ter o direito de uso deste codec.

 

A Gigante de Redmond já havia protocolado queixa junto à Comissão Européia em fevereiro, alegando que os termos para licença da Motorola e Google são muito rígidos e restritivos. Curiosamente, a mesma reclamação feita pela Apple. O que está parecendo, é que estes termos rígidos e restritivos são propositais, justamente para obrigar as empresas a se digladiarem nos tribunais. Seria uma nova espécie de UFC? Apesar da Motorola ter ganho na Alemanha, ela não pode seguir em frente no processo e de fato proibir a venda do Windows 7 e Xbox no país, pois o mesmo processo está sendo analisado nos Estados Unidos. A decisão final está marcada para ser tomada na próxima semana. Enquanto isso, a Microsoft continua vendendo seus produtos normalmente, e com vários advogados na agulha para recorrerem de qualquer decisão desfavorável.

Se pronunciando por meio de um porta-voz, a empresa do tio Ballmer disse que está confiante em um acordo. A Motorola havia prometido, outrora, disponibilizar as patentes sob termos justos e razoáveis, beneficiando desta forma todos os consumidores que gostam de assistir vídeos na internet. Ou seja, quase todos. Embora ela não esteja cumprindo com o prometido atualmente, acredito que tudo se encaminhará para um acordo amigável. Só espero e sonho com o dia que a briga envolvendo patentes seja algo raro. E que a tecnologia possa evoluir normalmente, sem nenhum obstáculo. Mas eu temo que isso seja uma mera utopia da minha parte. E você, o que acha destas brigas todas?

[The Verge]
Tags: Google, Microsoft, Windows 7

Você também vai gostar

Leia também!