Notícias

Mozilla mostra como será a nova interface do Firefox

Já falamos algumas vezes aqui sobre os planos da Mozilla de criar uma nova interface para o Firefox, especialmente após a chegada do Windows 8, que trará um novo padrão visual, através da Metro UI. Até agora, pensávamos que haveria duas versões diferentes de um mesmo navegador: uma com o padrão visual clássico  e outra desenhada para a interface Metro. Porém, parece que os planos da Fundação são outros. Eles querem unificar todas as interfaces, assim o Firefox teria a mesma “vestimenta” independente da plataforma, seja ela desktop, tablet, ou mesmo smartphone. Eu, particularmente, achei uma boa sacada e, se bem executada, pode dar muito certo.

O projeto está sendo tocado pela Kilimanjaro Initiative, que mantém uma wiki de desenvolvimento nesta página. Eles pretendem fazer um visual com texturas leves e bordas suaves, sem cantos quadrados, dando preferência às bordas arredondadas. A reformulação também contemplará menus mais simplificados, facilitando o uso das opções do navegador. O nome desta interface será Australis, inclusive já até falamos sobre ela aqui. A Fundação pretende combinar estas mudanças em design com as já tradicionais melhorias de desempenho e velocidade.

Ao unificar o visual do navegador nas diversas plataformas em que ele está disponível, a Mozilla torna mais fácil a utilização dele em todos os aparelhos. Assim, quem já usa o Firefox no desktop, por exemplo, se sentirá impelido a baixá-lo também no tablet ou smartphone, visando usufruir da mesma experiência que ele tem no PC. É uma grande ideia, mas, como eu disse, tem que ser bem executada. Ainda não há nenhuma data para que estas mudanças sejam implementadas, mas creio que eles estejam trabalhando visando o lançamento da versão final do Windows 8, que deve acontecer em algum momento entre Setembro/Outubro.

Madhava Enros, um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da interface Australis publicou um slide no site SlideShare, com algumas imagens de como deverá ficar este novo visual e dos objetivos que ele pretende alcançar com isso. Veja abaixo os conceitos e nos diga o que achou. (:

Ux overview fxworkweek_april2012

View more presentations from Madhava Enros
Tags: Mozilla

Você também vai gostar

Leia também!