Notícia que a Valve estava portando o Steam e o motor Source para o Linux já estava causando furor pela rede. O reboliço ficou maior ainda quando a Eletronic Arts, uma das maiores desenvolvedoras e distribuidoras de jogos do mundo, anunciou que faria uma apresentação de 15 minutos na Ubuntu Developer Summit. Depois da apresentação, segunda-feira, veio o primeiro fruto da anunciada empreitada da empresa americana.
A Eletronic Arts já disponibilizou na Central de Programas do Ubuntu os dois primeiros jogos da empresa dos repositórios oficiais da Canonical: Lord of Ultima e Command and Conquer Tiberium Alliances.

O primeiro jogo trata-se de um RPG medieval; o segundo uma das mais famosas séries de estratégia de guerra em tempo real. E claro, não podemos esquecer que são ambos grátis. Bom, não? Não exatamente. O game posto nos repositórios oficiais da empresa inglesa é na verdade um link para jogar via navegador. Não é um programa portado para o Linux, mas algo multiplataforma que já existia antes e qualquer usuário do Ubuntu ou de outra distribuição já tinha acesso. Command & Conquer, para se ter uma ideia, é desenvolvido em HTML5.

Para quem vê o copo meio cheio, trata-se de uma boa vontade antes dos futuros lançamentos nativos que mostra que a EA está interessada no Linux e na parceria com a Canonical. Para os que veem o copo meio vazio, trata-se uma previsão do que vem pela frente, ou seja, nada de grandes produções e clássicos como FIFA e Battlefield, mas apenas jogos alternativos e indies.
E você? Arisca uma previsão do futuro dos jogos da Eletronic Arts no Linux?