Notícias

10 dicas de como proteger seus dados e não ser vítima de crimes virtuais

Nas últimas semanas o Brasil acompanhou o “drama” da atriz Carolina Dieckmann que teve seu computador violado e fotos suas “nua pelada sem calcinha” divulgadas na internet. Os  “cof cof hackers cof cof” responsáveis pela interceptação e vazamento das imagens já foram identificados e detidos. Mas você tem alguma dúvida de que isso só aconteceu por se tratar dos dados de uma atriz famosa? Bom, o ditado milenar que reza “é melhor prevenir do que remediar” se mostra muito apropriado neste caso. Portanto, é muito melhor evitar transtornos e dores de cabeça protegendo seus arquivos previamente ao invés de correr atrás do prejuízo e tentar identificar quem roubou seus dados ou invadiu seu PC e teve acesso a toda sua vida. Afinal, hoje em dia, computador é igual a nossa carteira.

A Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), que está cuidando do caso Carolina Dieckmann, deu algumas dicas de como nós podemos evitar tais problemas. O delegado titular Gilson Perdigão orientou sobre o cuidado que devemos ter com as redes sociais, com comunicadores instantâneos (leia-se: MSN) e com as senhas que usamos. Mas ele deu também a dica mais importante de todas! Veja:

O ideal é nunca produzir imagens que comprometam a sua honra por meio eletrônico ou qualquer outro meio que se possa portar digitalmente. Também nunca coloque dados que possam te identificar, como nome completo, data de nascimento, local onde trabalha, local onde mora, local onde estuda, dados familiares, telefones, etc.

Meu amigo, essa é a lei-mor! O princípio fundamental da lógica! Se você não quer que as suas fotos “nua pelada sem calcinha” sejam divulgadas na internet, ou ainda aquela balada em que você foi escondido e que aparece “bebaço” nas fotos de alguém no Facebook, não tire tais fotos ou faça tais coisas! A lógica é simples: se esses dados não existirem, eles não poderão ser roubados e muito menos divulgados! Olha só que mágico! :D Mas a pessoalidade e intimidade de cada um deve ser respeitada, se a pessoa gosta de tirar esse tipo de foto e enviar para o namorado, devemos respeito e paciência. Assim, como adicionar algumas camadas a mais de segurança? Siga estas dicas:

  • Sempre faça logoff quando terminar de checar seu e-mail e perfis nas redes sociais

Pouca gente se atenta a isso, mas é uma boa prática. Mesmo em computadores de sua casa, mas principalmente em computadores públicos, como de lan houses, faça logoff de todas as suas contas. Isso evita que alguém mal-intencionado acesse sua máquina, seja remota ou diretamente, e já tenha acesso livre aos seus perfis na grande rede. Seguindo esta dica, mesmo que seu computador seja invadido, o hacker ainda terá o trabalho de descobrir qual a senha que você usa. E aí vem a segunda dica.

  • Sempre use senhas difíceis

Nada de data de nascimento, placa do carro, time do coração e essas coisas de fácil dedução. Se a pessoa te conhecer, ela poderá facilmente deduzir que a senha seja uma dessas opções. O nome disso é engenharia social. Outro método para se conseguir quebrar a senha, são softwares que se utilizam de força bruta, ou seja, tentam várias possibilidades até encontrar a correta. Assim, se você usar 123456, 159753, qwerty, asdfgh e outras, logo, logo o programa descobrirá. Assim, o recomendado é usar uma senha de no mínimo 14 caracteres (quanto mais melhor) e que misture letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos. É prático? Não. É fácil de lembrar? Não. Mas é seguro. E para lembrar de todas, use um software gerenciador de senhas, como KeePass Password Safe.

  • Evite computadores de uso coletivo

Computador é algo extremamente pessoal! Quase um item de higiene. Você não vai usar o sabonete ou a lâmina de barbear de outro, vai? Assim, computadores públicos, de lan house, são um grande perigo. Todo tipo de gente usa, acessa, clica onde deve e onde não deve e assim, não sabemos se aquela máquina é segura ou não, está infectada ou não. Portanto, evite ao máximo acessar suas contas em tais tipos de computadores. Sempre pode haver o risco de um keylogger está monitorando tudo que você digita, inclusive sua senha.

  • Mantenha o sistema operacional e programas atualizados

Os hackers de verdade exploram falhas de segurança presentes nos mais diversos programas, inclusive no sistema operacional. As empresas que desenvolvem os softwares, ao descobrirem a existência de tais brechas, lançam atualizações que visam corrigir e fechar tais portas de entrada. Assim, é de fundamental importância manter tanto o seu sistema operacional quanto os programas que você usa atualizados, principalmente o navegador. No caso deste, cuidado também com os plugins que usa nele e não faça como certo redator aqui do Guia do PC, que usava mais de 22 add-ons no seu browser. Correto, Caio? :P

  • Tenha um bom antivírus e mantenha-o atualizado

Essa regra já é praticamente uma lei, mas ainda assim precisa ser falada. Tenha um antivírus. Mas não basta ter um antivírus, mantenha-o atualizado! Bons programas do gênero lançam novas definições de vírus diariamente. Assim, eles mantém seu banco de dados sempre atualizado, catalogando às ameaças mais recentes. Mas não adianta eles fazerem todo trabalho pesado se você não se dá ao trabalho de apertar um simples botão e atualizar o software. Outra coisa: bom senso ao navegar. A melhor arma contra os vírus é o próprio usuário.

  • Cuidado ao usar mensageiros instantâneos

Quem aqui nunca teve aquele contato chato no MSN que a cada meia hora mandava uma mensagem totalmente aleatória com um link pra lá de esquisito? “Veja as fotos da nossa festa de ontem a noite! Ficaram ótimas! http://vírus.com.br”. Pois é, tenha bom senso suficiente e não clique em tais links. Também não é aconselhável adicionar pessoas de quem você não faz a mínima ideia de quem são. Redes sociais não são campeonatos para ver quem tem mais amigos/seguidores. Apenas mantenha contato com quem você conhece pessoalmente ou confia, mesmo que nunca tenha visto o sujeito na vida.

  • Fique de olho em e-mails falsos e spams

A nossa caixa de entrada também é alvo dos hackers. No caso da Carolina Dieckmann, ela teve suas fotos vazadas por meio de um malware que ela executou justamente em um e-mail falso. Procure usar sempre clientes de e-mail robustos, como Gmail ou Hotmail, eles têm bons filtros de spams e detectam com razoável sucesso conteúdo malicioso. Mesmo assim, ao ver alguma mensagem com um arquivo em anexo, certifique-se sempre de que aquela imagem é mesmo uma imagem ao ver a sua extensão. Nenhuma imagem tem a extensão “.exe”. Se por acaso um dia você vir algum arquivo como “Imagem.jpg.exe” pode ter certeza que é vírus. É sensato também sempre escanear o arquivo com um antivírus antes de abrir. Em outras palavras, todo cuidado é pouco.

  • Evite sites de conteúdo duvidoso

Muitos sites contém scripts que exploram falhas de segurança nos mais diversos navegadores. Assim, é de bom tom evitar páginas obscuras da internet, tais como muitos sites pornográficos, de algumas ONGs e até governamentais e religiosos! Segundo o último relatório de segurança divulgado pela Symantec, os sites religiosos estão entre os mais inseguros do mundo. E os governamentais também não contam com uma boa estrutura e podem ser infectados muito facilmente. Eu aconselho também a evitar ao máximo sites obscuros de download de conteúdo pirata, pois estes estão cheios de vírus. Vale aquela mesma regra: tenha bom senso ao navegar.

  • Proteja seus dados

Eventualmente, seu computador pode dar uma pane repentinamente e você ter de enviá-lo a um técnico. Se tem arquivos comprometedores, se previna e os deixe protegidos. Colocá-los numa partição separada e que utilize criptografia é uma ótima maneira. Salvá-los num HD externo ou pendrive também é uma saída. Outra opção, caso você não queira usar criptografia ou outros dispositivos de armazenamento removível, é guardar seus arquivos numa pasta bem escondida, mais ou menos assim:

  • Nunca compartilhe suas imagens ou dados comprometedores

Sabe aquela regra de se quer evitar que as fotos vazem, não tire tais fotos? Então, mas se mesmo assim você tirou tais fotos, não cometa a besteira de compartilhá-las na internet, principalmente com pessoas que você conhece pouco ou nem conhece. Se quer fazer um agrado para o seu namorado(a), faça esse agrado pessoalmente. Será bem melhor, com certeza! Além de fotos comprometedoras, pode-se descobrir também seus gostos pessoais, rotina de visitas na internet, conversas no MSN e muitas outras coisas extremamente pessoais!

Enfim, essas foram as 10 dicas dadas pelo delegado da DRCI, Gilson Perdigão, as quais comentamos brevemente neste post. Claro, que somente o conjunto dessas práticas lhe manterá minimamente protegido. Então, cultive o hábito de praticar tais dicas e viva uma vida online mais segura. Espero que tenha gostado dessas dicas. Tem mais alguma sugestão a dar? então, expresse-a nos comentários! :D

[TechTudo | Fonte da imagem: Meiobit]

Tags: Internet, Segurança

Você também vai gostar

Leia também!