Uma especificação técnica muito importante dos dispositivos móveis atualmente é a autonomia da bateria. Ou seja, quanto tempo o smartphone ou tablet aguenta ficar longe da tomada. Isso por que a gente está cada vez mais conectado, em vários lugares, como consultórios médicos, filas de banco, metrôs e em todos os lugares possíveis e imagináveis. É a maravilha da portabilidade e da internet 3G, que insiste em sugar nossa bateria. Com o mercado neste nicho bastante aquecido, as fabricantes de celulares disputam ferrenhamente quem é a melhor em cada especificação técnica, seja no tamanho da tela, frequência do processador, ou autonomia da bateria. À título de comparação, o blog GSMArena resolveu fazer testes comparativos, colocando lado a lado os principais smartphones do mercado. E o recém-lançado Galaxy S III, da Samsung, impressionou nos resultados.
A bateria de testes envolveu o tempo de duração da bateria em chamadas na rede celular, na execução de vídeos em HD, e na navegação na internet. No primeiro teste, o smartphone top de linha da Samsung aguentou impressionantes 10 horas e 20 minutos, conseguindo o 4º lugar. Mas isso não é nada comparado ao Motorola Droid RAZR Maxx, que suportou absurdas 20 horas de duração! O Galaxy S II suportou apenas 8 horas e 35 minutos, o iPhone 4S 7 horas e 41 minutos e, por fim, o Nokia N9 atingiu meras 6 horas e 57 minutos.
O teste envolvendo a reprodução de vídeos em HD colocou o Galaxy S III em segundo lugar! Novamente, ele perdeu para o gigante da Motorola, o Droid RAZR Maxx, que reproduziu 14 horas de vídeos! O aparelho da Samsung atingiu 10% de bateria depois de 10 horas e 01 minuto de vídeo. A maioria dos smartphones modernos desabilita a reprodução de vídeo quando a bateria chega a 10%. Mesmo assim, um feito impressionante e a medalha de prata! O iPhone 4S não ficou muito atrás e aguentou 9 horas e 24 minutos, contra 6 horas e 02 minutos do Galaxy Nexus e sofríveis 3 horas e 27 minutos do Lumia 710. Pontos para a Samsung.
No teste de navegação na internet, porém, o Galaxy S III não se saiu tão bem. Com o brilho da tela setado em 50%, ele sobreviveu somente por 5 horas e 17 minutos. Isso por que ele usa uma tela AMOLED de nada mais nada menos 4,8 polegadas! A tecnologia AMOLED exige mais energia ao exibir páginas com fundo branco. Ou seja, a maioria na internet. O iPhone 4S, por se valer da tecnologia IPS, ficou na frente e atingiu o tempo de 6 horas e 56 minutos, conseguindo a terceira colocação. Adivinha quem foi o primeiro! Isso mesmo, o Droid RAZR Maxx! Esse celular é um monstro!
O que podemos concluir desses testes? Que o Motorola Droid RAZR Maxx é perfeito para quem quase nunca encontra uma tomada por perto. Mas que também o Galaxy S III é um ótimo smartphone e que possui, além de ótimas especificações técnicas, uma bateria com vida longa e próspera. A menos que você vá navegar na internet. Assim, gastará a bateria e seu plano de dados 3G.
[GSMArena]