Notícias

Opera Software na mira das gigantes da internet

Ontem comentamos aqui sobre alguns rumores envolvendo o Facebook e a Opera Software, empresa desenvolvedora do navegador homônimo. Segundo dão conta várias manchetes oficiosas, a rede social do momento estaria se preparando para comprar o navegador Opera afim de lançar um produto próprio e melhorar a experiência móvel dos seus usuários. Pois bem, esses boatos fizeram as ações da norueguesa dispararem ontem na bolsa de valores. O aumento no valor das ações foi de mais de 20%! Com isso, surgiram boatos também de que a Google estaria interessada em entrar na briga para adquirir a empresa. Isso foi o bastante para elevar o valor de mercado da Opera Software para mais de 1 bilhão de dólares!

A aquisição da companhia, se houver realmente pretensão para isso, não seria das mais tranquilas. Isso por que a Gigante das Buscas mantém uma série de acordos comerciais com a Opera, como por exemplo, ser o buscador padrão do navegador. Mais ou menos como acontece com o Firefox. Além do mais, a disputa entre as duas empresas vai elevar bastante o preço final do navegador, que já ultrapassa 1 bilhão de dólares, como mencionado acima. Visto que o Facebook vem de uma compra relativamente recente, a do Instagram, que também custou 1 bilhão aos seus cofres, não sei se o tio Mark estaria disposto a desembolsar essa quantia, mesmo depois do IPO.

Opera - Na mira de gigantes

Outro fator que joga contra o time do Mark Zuckerberg, é o próprio fundador e acionista da Opera, Jon S. Von Tetzchner. Segundo entrevistas recentes revelaram, parece que ele não tem intenção nenhuma de se desfazer de sua cria. E diz ainda que está se focando no crescimento orgânico do navegador, para ganhar cada vez mais market share. A briga promete ser boa entre as duas gigantes da internet. E no meio de todo esse fogo cruzado, está a pobre Opera, que vê, nesse balaio de gato, a oportunidade de ficar rica e ganhar mais mercado. A Google não tem tantos motivos para adquirir a empresa, já que ela dispõem de seu próprio navegador. O objetivo maior, talvez, seria impedir o surgimento de um rival à altura, vindo justamente do Facebook. Justo agora que ela alcançou o primeiro lugar na guerra dos navegadores, ela não vai querer perder este posto.

Já o Facebook, por sua vez, tem inúmeros motivos pra desejar de toda a sua alma a empresa Opera. Analistas da Artic Securities afirmaram que essa união seria tão benéfica para a rede social, que valeria a pena eles pagarem esse dispendioso valor de 1 bilhão de dólares.Nas palavras deles:

Adquirir a Opera seria sensato para o Facebook de muitas maneiras. Isso ampliaria a limitada experiência da empresa no campo dos aparelhos móveis, ajudaria com seu problema de monetização, permitiria que retivesse os criadores de jogos que vêm deixando a rede social devido à falta de uma plataforma para software móvel e aumentaria a capacidade do Facebook para direcionar publicidade.

Não há dúvidas de que o Facebook só tem a ganhar. Nessa briga de gigantes, porém, só nos resta observar e torcer para que o melhor resultado se desenrole. O que você acha de tudo isso, caro leitor? Concorda com a aquisição da Opera pelo Facebook? Acha que ele cresceria mais ainda com essa compra? Vamos conversar nos comentários! :D

[Reuters]
Tags: Internet

Você também vai gostar

Leia também!