Notícias

Firefox 13 é lançado – Baixem!

Mozilla lança hoje a versão 13 do seu navegador Firefox. E ao contrário do lançamento da versão anterior o Mozilla Firefox 13 vem com novidades que saltam aos olhos.

Firefox 13 lançado

Não sei se a equipe da Microsoft irá enviar o tradicional bolinho de comemoração, já que agora o ciclo de lançamentos é muito rápido, mas bem que o Firefox merecia. Por quê? Vamos às novidades:

Home padrão

Home padrão mostra que a parceria com o Google está de pé. A página de pesquisa está leve e rápida, além de contar com atalhos para várias funções do Firefox na parte de baixo.

Alguns sentiram falta da barra Google, aquele preta na parte de cima. Muitos deram graças a Deus por ela não está lá

Speed Dial

Popularizado pelo Opera o Speed Dial foi incorporado ao Google Chrome, Microsoft Internet Explorer e Apple Safari há algum tempo. Somente agora, anos depois, finalmente a Mozilla lança seu navegador com a ferramenta.

Speed Dial do Firefox 13

Speed Dial é uma “mão na roda” e torna o uso do navegador mais amigável. Os 9 campos disponíveis aparecem sites mais visitados ou definidos por você. Não é tão poderoso como do Opera mais é melhor que de outros navegadores. O visual limpo ajuda a dar um ar de leveza à aba.

Restauração

Apesar de estar inacessível para a maioria das pessoas, a tela de restauração do Firefox está presente e é uma agradável novidade. Lá existe a opção para restaurar o Firefox como veio ao mundo. Para acessar é preciso digitar na barra de endereço:

about:support

Protocolo SPDY

Criada pela Google o protocolo SPDY promete ser 55% mais rápido que o HTTP. Sites compatíveis com SPDY, como alguns da Google, Firefox 13 trabalha como deveria, aumentando a velocidade de transporte de dados.

Sua privacidade

Ao contrário da Microsoft a Mozilla não optou por colocar a opção de rastreamento ativada por padrão. Para ativar é preciso ir ao menu Opções e à aba Privacidade.

Também existe o configurador de permissões, onde pode-se configurar permissões de cada site e que pode ser acessado em:

about:permissions

Consumo de memória

Mozilla já tinha um consumo de memória muito baixo e um gerenciamento aceitável. Firefox 13 a Mozilla caprichou ainda mais e deixou o navegador do Panda Vermelho 4 vezes mais leve e com um gerenciamento de memória incrível. Um dia inteiro de uso não faz o Firefox ser um comilão de memória.

Consumo baixo do Firefox 13 comprova o excelente trabalho da Mozilla

Mozilla promete para hoje o lançamento oficial do Firefox 13, mas o instalador já está disponível para Windows, Linux (32 e 64-bit) e Mac OS X.

E você que já está usando? O que achou do novo Mozilla Firefox 13?

Tags: Downloads, Mozilla

Você também vai gostar

Leia também!