Notícias

Mozilla está preparando um navegador para o iPad

Mozilla. Quando você ouve este nome, qual a primeira coisa que lhe vem à mente? Provavelmente, seja Firefox. A associação é tão natural quanto à nossa necessidade de comer. Isso por que já faz anos que a Fundação Mozilla desenvolve, mantém e distribui o Firefox, um dos navegadores mais usados do planeta. Pois bem, em uma pequena conferência realizada para os desenvolvedores, os engenheiros da empresa apresentaram planos para lançar um navegador para o iPad. E não, não é o Firefox. A companhia fundada por Steve Jobs não aceita em seus aparelhos rodando iOS navegadores que usem uma engine diferente da Webkit. O Firefox usa a Gecko por debaixo dos panos, portanto, tem a entrada barrada no iPad. Ao invés de apenas ignorar a plataforma e se focar em onde ela já atua, os desenvolvedores decidiram criar um navegador “do zero”, minimalista e baseado no Webkit. Seu nome? Junior! E eles já contam inclusive com um protótipo funcional!

Se já há algum tempo as abas são um recurso indispensável para os navegadores atuais, a Mozilla decidiu ir pelo caminho contrário e aboli-las do Junior. Bem como a barra de endereços. O novo navegador roda em tela cheia no iPad e propõe um desing extremamente minimalista. É claro que você ainda poderá abrir muitas abas, ou páginas, conferir o seu histórico, favoritos e outras coisas tão comuns nos navegadores modernos. Mas tudo isso foi relegado à segundo plano e “escondido” no Junior, embora estas opções ainda estejam de fácil acesso. Tudo isso para deixar o uso do novo navegador o mais simples possível. A Fundação enxerga o design atual dos browsers já muito ultrapassado, e vê no Junior a oportunidade para inovar.

A interface principal apresenta apenas dois botões. Ambos nos cantos inferiores da tela. O do lado esquerdo, é o botão “Voltar”. Ao ser pressionado por alguns segundos, ele revela outras opções, como “Avançar” e “Recarregar”. O do lado direito é o botão que dá acesso às abas abertas e à área de favoritos, histórico, barra de endereços, etc. Outro recurso interessante deste novo navegador, é a possibilidade de se criar contas de usuário. Visto que um tablet pode ser facilmente compartilhado com a família, a Mozilla acha interessante a ideia de que cada membro tenha seu próprio perfil. Abaixo, temos um vídeo que mostra o Junior em ação, com as explicações da equipe de desenvolvimento. Dê uma olhada e veja o que você acha:

Se você achava que as novidades estevam restritas apenas para a área móvel, se enganou. Nesta mesma conferência, os desenvolvedores também falaram sobre algumas coisas que poderão aparecer nas futuras versões do Firefox. Uma delas é a “Abas de Busca (Search Tabs). Essa aba substituiria a forma atual de se fazer pesquisas no Firefox e, além disso, permitiria buscar uma mesma informações em vários locais, como Google, Yahoo, Wikipédia, Wolfram Alpha, etc. A outra novidade foi batizada de “Presença” (Presence) que, conforme relatado vagamente pelo time de desenvolvimento, vai permitir que os usuários compartilhem e troquem conteúdo entre si diretamente do navegador. Em outras palavras, ele terá uma camada mais social.

O novo navegador ainda está em um estágio bem inicial de desenvolvimento, é apenas um protótipo. Não há nenhuma previsão de quando ele deverá desembarcar na App Store. Mas a ideia é bastante interessante. Embora haja algumas opções de browsers na loja de aplicativos da Apple, não há nenhum nome forte, como Google ou Mozilla. O navegador de terceiros mais famoso entre os aparelhos Apple é o ótimo Opera Mini. Vamos ver como a Mozilla se sairá neste novo nicho. É ótimo vê-la se arriscar um pouco mais. E você, o que achou do Junior?

[Mozilla via The Verge]
Tags: Gadgets, Mozilla

Você também vai gostar

Leia também!